segunda-feira, 1 de julho de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 10












MONTEIRO DA COSTA - Goleador nº 10

Apontou 96 golos nos 328 jogos disputados, durante as 13 épocas ao serviço do FC Porto.

António Henrique Monteiro da Costa nasceu no dia 20 de Agosto de 1929, em São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira. Representou o Sp. Espinho e a Oliveirense, ingressando no FC Porto na temporada de 1949/50, completava então 21 anos de idade.

Atleta de boa compleição física e um «pulmão» extraordinário, percorria todos os cantos do relvado sempre com a mesma facilidade e disponibilidade. Era um jogador polivalente que ocupou quase todas as posições. Foi ponta-de-lança, interior, extremo, médio, defesa lateral e defesa central.






















Combativo, destemido e possante, Monteiro da Costa nunca virava a cara à luta, disputando cada lance com evidente determinação, virilidade, às vezes até a roçar a dureza, mas sempre sem maldade.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia  9 de Outubro de 1949, na 1ª Jornada do Campeonato Nacional, jogada no Campo da Constituição, frente ao Elvas, com vitória portista por 1-0, então sob a orientação técnica de Augusto Silva.

Ostentou a braçadeira de capitão de equipa durante alguns anos, tornando-se num dos mais carismáticos da história do Clube. Actuou nas equipas excepcionais que, nos anos 50, ganharam dois Campeonatos nacionais e 2 Taças de Portugal.

















Terminou a sua carreira de futebolista na temporada de 1961/62, onde só disputou 1 jogo. Foi precisamente no dia 15 de Outubro de 1961, no Campo de Santana, em Matosinhos, frente ao Leixões, em jogo da 3ª Jornada do Campeonato Nacional, que terminou empatado a zero.

Vestiu a camisola da Selecção nacional principal por 4 vezes, estreando-se em 23 de Novembro de 1952, num jogo de carácter particular, disputado no Estádio das Antas, frente à Áustria  com um empate por 1-1.

Jogador voluntarioso foi de uma entrega e dedicação inexcedíveis. Após a carreira de futebolista, nele perdurou a disponibilidade para ajudar o FC Porto. Em momentos difíceis da equipa aceitou comandá-la como treinador (em parte das épocas 1974/75 e 1975/76).

Monteiro da Costa foi um dos mais versáteis futebolistas azuis e brancos, de sempre, um exemplo de «amor à camisola», um coração portista e uma grande glória do Clube.

Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):
2 Campeonatos Nacionais (1955/56 e 1958/59)
2 Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e European National Football Teams Matches. 

Sem comentários:

Enviar um comentário