terça-feira, 9 de julho de 2013

EQUIPAS DO PASSADO - DÉCADA DE 60

ÉPOCA 1965/66

Sob a presidência de Nascimento Cordeiro, o FC Porto encontrava-se mergulhado em profunda crise financeira, atenuada de algum modo com a ajuda de créditos concedidos pela Banca, com destaque para o Banco Pinto de Magalhães.

Cesário Bonito, o novo presidente não se intimidou e apostou na vertente desportiva reforçando a equipa com o avançado Manuel António, que veio da Académica, depois de ter marcado 21 golos na época anterior e, surpresa das surpresas, o avançado internacional brasileiro ex-Flamengo, de enorme classe, Amaury, contratado por cerca de 1960 contos!
















Manuel António (à esquerda) e Amaury (à direita)

O novo presidente parecia ter entrado com a corda toda. Queria certamente dar o pontapé no marasmo e na crise. Otto Glória que se limitara a dois segundos lugares no campeonato, foi dispensado e para o seu lugar, Cesário Bonito não fez por menos. Contratou o seleccionador nacional do Brasil, Flávio Costa!

Apesar da enorme ambição, os seus intentos não foram correspondidos. A equipa portista teve um início de campeonato irregular, perdendo 6 pontos nas primeiras seis jornadas, abalando a confiança da estrutura. Em Abril, curiosamente no período de maior fulgor, onde a equipa logrou cinco vitórias em seis jogos, Flávio Costa não resistiu e bateu com a porta, tendo então sido substituído pelo ex-jogador Virgílio Mendes.

Antes porém, a equipa azul e branca tinha conseguido eliminar os franceses do Stade Français, na 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira, com os parciais de 0-0 no Parque dos Príncipes em  Paris e 1-0, nas Antas, com golo de Manuel António. Mas a eliminatória seguinte foi o descalabro. Goleada em Hannover por 5-0 que a vitória nas Antas, por 2-1, não conseguiu reverter.

Afastado da luta pelo título, restava-lhe a Taça de Portugal, onde já tinha eliminado o Varzim, a Sanjoanense da II Divisão e o Cova da Piedade, também da II Divisão.

O sorteio colocou o Sporting pela frente, nos quartos-de-final.  Foram necessários 3 jogos para encontrar o apurado. Os leões venceram o primeiro, em Alvalade, por 1-0, tendo o FC Porto replicado nas Antas com o mesmo resultado.

O jogo de desempate efectuou-se em campo neutro, o Estádio Municipal de Coimbra e aí o Sporting foi mais forte vencendo por 2-0.

Mais uma época para esquecer, sem títulos, depois de um terceiro lugar, resultantes de 26 jogos, 14 vitórias, 6 empates, 6 derrotas, 41 golos marcados, 25 sofridos e 34 pontos.

Em ano de Mundial, destaque para Américo, Festa e Custódio Pinto, que estiveram em Londres, no plantel de Portugal.

O plantel portista foi formado pelos seguintes atletas, indicados por ordem de utilização, no conjunto das três provas em que o Clube participou (Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça das Cidades com Feira): Jaime (36 jogos), Nóbrega (36), Custódio Pinto (35), Atraca (33), Festa (32), Valdemar (31), Almeida (30), Amaury (30), Américo (29), Manuel António (28), Rolando (15), Ernesto (14), Vasconcelos (13), Carlos Manuel (11), Pavão (11), Rui (9), Sucena (6), Paula (4), Gomes (3), Luís Pinto (3), Naftal (3), Valdir (3), Carlos Baptista (2) e Bernardo da Velha (1).

UMA DAS EQUIPAS POSSÍVEIS DESSA ÉPOCA
























Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Atraca, Pavão, Alípio, Festa, Almeida e Américo; Em baixo, pela mesma ordem: Jaime, Naftal, Manuel António, Custódio Pinto e Nóbrega.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Fascículos do Jornal «A Bola».

1 comentário:

  1. Equipa do FC Porto, 2 - Benfica, 0 , com golos de Naftal e Nóbrega, a 26 de Setembro de 1965, num jogo duma grande exibição de Américo - a pontos de no final o Eusebio ter feito questão de ser fotografado junto ao Américo, com os dois ainda enlameados...

    ResponderEliminar