quinta-feira, 11 de julho de 2013

EQUIPAS DO PASSADO - DÉCADA DE 60

ÉPOCA 1966/67

A travessia no deserto de títulos começava a incomodar cada vez mais, por isso, o presidente Cesário Bonito quis apostar em alguém, com coração e talento, capazes de colocar o FC Porto no rumo certo. José Maria Pedroto foi o eleito.

Do plantel tinha já saída a estrela brasileira Amaury, para o Santos do Brasil que deixou nos cofres portistas a importante verba de 2400 contos. Djalma, outro ponta-de-lança brasileiro que dera nas vistas, na temporada anterior em Guimarães, foi a solução encontrada para garantir os golos necessários a um bom desempenho.

Porém, Pedroto, apesar de todos os conhecimentos e competências, não conseguiu dar à equipa a força necessária para vencer contra tudo e contra todos. A época foi marcada por uma série de contrariedades, de arbitragens tendenciosas e pasme-se, até de algum infortúnio, como o episódio que originou a eliminação do FC Porto na 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira, contado mais à frente.

A época começou com uma vitória clara (0-3) dos azuis e brancos, na Póvoa do Varzim, com dois golos de Djalma, a abrir o Campeonato Nacional. Depois de ter vencido o Sporting, por 1-0, nas Antas, nas três jornadas seguintes o FC Porto sofreu duas derrotas, fora de casa (Atlético e Braga) e um empate caseiro (Académica), que abalaram as aspirações da equipa e a confiança dos adeptos.

Entretanto a caricata eliminação na prova europeia tinha igualmente deixado as suas marcas. O FC Porto que vencera nas Antas, na 1ª mão, os franceses do Girondinos de Bordéus, por 2-1, foi derrotado pela mesma marca, em França, na 2ª mão. Após o prolongamento e como o resultado não se alterou, o árbitro teve de recorrer à última forma de desempate, então em uso nas provas da UEFA. O sorteio por moeda ao ar. O azar ditou a eliminação do FC Porto. No final, Pedroto queixou-se da arbitragem, que segundo ele, permitiu a excessiva dureza dos franceses, perdoando algumas expulsões e sobretudo duas grandes penalidades sobre Djalma. Para além disso, o lançamento da moeda ao ar foi feito por duas vezes, porque no primeiro lançamento a moeda ficou enterrada e inclinada no terreno, ficando mais visível a face escolhida pelo capitão portista. O árbitro considerou que por a moeda não ter assentado totalmente, o lançamento era inválido, pelo que no segundo a sorte sorriu aos franceses.

Passado este clima mais carregado, a equipa encontrou o equilíbrio e conseguiu fazer uma época, apesar de tudo, aceitável.

Terminou o Campeonato na 3ª posição, atrás do Benfica e da surpreendente Académica de Coimbra, com o registo de 26 jogos, 17 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, 56 golos marcados, 22 golos sofridos e 39 pontos, menos 1 que o 2º, e menos 4 que o 1º.

Na Taça de Portugal, o FC Porto foi eliminado nas meias-finais da prova, pelo V. de Setúbal (derrota 3-0 no Bonfim e empate 4-4, nas Antas). Antes tinha eliminado o Sporting (1-1 em Alvalade e 1-0, nas Antas); a Cuf (3-2 nas Antas e 1-1 no Barreiro); o Belenenses (1-1, no Restelo e 1-0, nas Antas) e a Sanjoanense (3-1, nas Antas e 2-2, em S.João da Madeira).

Pedroto utilizou 26 jogadores, no total das três competições em que o Clube esteve envolvido Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça das Cidades com Feira, indicados por ordem decrescente de utilização, no conjunto das provas referidas: Custódio Pinto (37), Djalma (36), Rolando (32), Valdemar (31), Américo (30), Nóbrega (27), Almeida (26), Atraca (24), Pavão (22), Eduardo Gomes (21), Bernardo da Velha (18), Sucena (16), Manuel António (14), Ernesto (13), Carlos Manuel (11), Malagueta (11), Francisco Baptista (10), Rui (8), Carlos Baptista (7), Jaime (6), Vasconcelos (6), Festa (4), Sérgio (3), Silva (3), Alberto (1) e Rendeiro (1).

UMA DAS EQUIPAS POSSÍVEIS DESSA ÉPOCA




















Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Rolando, Fernando, Almeida, Mário, Atraca e Américo; Em baixo pela mesma ordem: Eduardo Gomes, Djalma, Custódio Pinto, Manuel António e Malagueta

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário