domingo, 15 de setembro de 2013

PRIMEIRA PARTE DE LUXO, SEGUNDA DE LIXO!















FICHA DO JOGO

























ONZE TITULAR
Da esquerda para a direita, em cima: Helton, Fernando, Maicon, Jackson, Danilo e Otamendi; em baixo: Licá, Quintero, Defour, Alex SAndro e Silvestre Varela























Quarta jornada do campeonato e quarta vitória do tricampeão nacional. Com o jogo da Champions League no horizonte, Paulo Fonseca, preservou Mangala (saído de lesão) e Lucho Gonzalez, bem como  Josué, três atletas que têm sido utilizados como titulares e desta vez começaram no banco dos suplentes. Nos seus lugares surgiram Maicon, Quintero e Silvestre Varela. Porém, quis o infortúnio que Maicon só durasse 16 minutos, pois teve de ser substituído, por lesão.

O FC Porto, como lhe competia, entrou lançado no ataque à procura de um resultado que lhe proporcionasse o conforto necessário para poder descansar para o jogo de Quarta-feira. A verdade é que fez 40 minutos de grande qualidade, com jogadas bem delineadas, futebol agradável, vistoso e com uma série de oportunidades de golo, das quais aproveitou duas nos primeiros 27 minutos de jogo. O primeiro, na sequência de um canto, marcado à maneira curta, seguido de cruzamento efectuado por Quintero. Maicon na área subiu mais alto, tocando de cabeça para Varela disparar, em posição frontal, primeiro contra o guardião do Gil Vicente e depois na recarga a dar o melhor seguimento para as malhas, abrindo o marcador. O segundo também num cruzamento, agora de Danilo, a que Licá correspondeu com um belo cabeceamento, rechaçado pelo guardião Adriano para a pequena área onde surgiu Jackson, com todo o oportunismo a empurrar a bola para as redes.

Golo de Silvestre Varela





















Festejo de Jackson no 2º golo

























Foi uma primeira parte de bom nível em que o Gil Vicente não foi sequer capaz de chegar à baliza de Helton.

Depois do intervalo a equipa portista regressou apenas para fazer passar o tempo. Só que escolheu uma forma perigosa e pouco recomendável. Desistiram pura e simplesmente do jogo. Descontraíram-se, desconcentraram-se e desleixaram-se ao ponto de permitirem que o Gil Vicente construísse uma mão cheia de ocasiões que poderiam ter terminado em golo, não fora a falta de eficácia evidenciada.

Como é possível uma equipa de alta competição baixar de forma tão radical a sua performance? Os atletas azuis e brancos perderam completamente a noção do que é descansar com bola, entrando numa espiral de mau futebol e incapacidade para suster a reacção do adversário, que apenas aproveitou o desleixo portista, para aparecer com perigo em zonas de finalização.

Para a história fica mais um triunfo, o 74º  jogo consecutivo sem conhecer o sabor amargo da derrota, no Dragão para o campeonato e o quarto jogo consecutivo de Jackson Martinez a marcar, igualando a marca do seu compatriota Falcao.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo. Tenho toda a tolerância para as condicionantes - selecções, vésperas da Champions -, mas é difícil aceitar que a qualidade exibicional, na segunda-parte - embora a partir do 2º golo já não fosse a mesma coisa -, tenha descido para níveis pouco compreensíveis. Oxalá sejam essas condicionantes as razões da pobreza do jogo do Tri-campeão nos segundos 45 minutos. Viena esclarecerá.

    Abraço

    ResponderEliminar