... fez no dia 20 de Setembro, 57 anos que o FC Porto se estreou nas provas da UEFA?
A estreia internacional oficial do FC Porto, aconteceu na temporada de 1956/57, sob a égide da UEFA, como representante português na então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus.
O sorteio ditou como adversário os espanhóis do Atlético de Bilbau, abrindo o confronto no Estádio das Antas.
Aos seis minutos, pontapé de Gaínza, frango de Acúrsio. José Maria ainda empatou, entrando para a história como o marcador portista do primeiro golo europeu. Canito fez o resultado final, mas no ar pairou um sabor amargo de injustiça. O FC Porto tinha sido melhor mas não conseguiu materializar essa superioridade.
O treinador adversário, ao abandonar o Estádio das Antas, não escondeu a sua preocupação, relativamente ao jogo da segunda mão.
JOGO 1
Em San Mamés, o FC Porto voltou a demonstrar classe e superioridade. Esteve por duas vezes em vantagem no marcador e só um penalty falso como judas, precipitou a derrota, pois os jogadores portistas reagiram mal a essa decisão, ameaçando abandonar o relvado. O jogo esteve suspenso por 7 minutos, Virgílio foi expulso, a equipa azul e branca acabou por ponderar e voltar ao jogo.
A partir daí, o ânimo portista ficou gravemente afectado, o jogo perdeu qualidade, os nervos e a indignação apoderaram-se dos atletas e os bascos aproveitaram para passar para a frente do marcador. Pouco depois Jaburú foi também expulso.
Arteche, o marcador dos três golos do Atlético, no final, reconheceu a superioridade do FC Porto, a sorte que tinham tido, afirmando que os Dragões tinham sido a melhor equipa que tinha actuado em Bilbau nos últimos seis anos.
JOGO 2
JOGADORES UTILIZADOS NOS DOIS JOGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário