UEFA
O FC Porto estreou-se nas competições internacionais, de nível oficial, na época de 1956/57, disputando a Taça dos Clubes Campeões Europeus, na altura exclusivamente destinadas aos campeões nacionais. A prova foi criada na época de 1955/56.
Durante algumas épocas as suas participações para além de irregulares em termos de assiduidade, não passaram de autênticas aventuras que serviram apenas para ganhar experiência.
Até que...
MAIO/1987 - ESTÁDIO DO PRATER - VIENA DE AUSTRIA
Na época de 1958/59 a UEFA criou outra prova, inicialmente destinada aos clubes europeus de cidades com feiras comerciais, designada de Taça das Cidades com Feiras. Os Dragões estrearam-se nesta prova em 1962/63, ainda sem grandes ambições.
Mais tarde surgiu a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, criada pela UEFA em 1960/61. Esta prova foi desde logo considerada a 2ª mais importante por reunir os Campeões das Taças de cada país. Os azuis e brancos começaram a disputá-la na temporada de 1964/65.
A partir de 1971/72 a UEFA decidiu extinguir a Taça das Cidades com Feiras e substituiu-a pela Taça Uefa, nela participando os vice-campeões dos seus campeonatos. O FC Porto como vice-campeão representou Portugal nesta temporada.
Alguns anos depois:
MAIO/2003 - ESTÁDIO OLÍMPICO DE SEVILHA - ESPANHA
Só a partir de 1972 foi criada a Supertaça Europeia, que começou a ser disputada pelos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Europeus e da Taça dos Clubes Vencedores das Taças. Os Dragões contam já com três participações e com um título.
Cá está ele:
JANEIRO/1988 - ESTÁDIO DAS ANTAS - PORTUGAL
Em 1992/93 a Taça dos Clubes Campeões Europeus passou a designar-se UEFA Champions League, disputada noutros moldes (pré-eliminatórias, fase de Grupos e fase final em eliminatórias até à final).
E nós... pimba!
MAIO/2004 - ESTÁDIO ARENA AUF SCHALKE - ALEMANHA
Em 1999 a Taça das Taças foi extinta e os vencedores das Taças passaram a disputar a Taça Uefa, que mais tarde se transformou na Liga Europa.
E nós não nos fizemos rogados:
MAIO/2011 - AVIVA STADIUM (DUBLIN ARENA) - REP. IRLANDA
FIFA
A Taça Intercontinental começou a ser disputada no ano de 1960 e foi criada para colocar frente a frente o Campeão Europeu e o Campeão Sul-Americano. Mas só a partir de 1980 esta prova conseguiu o patrocínio da Toyota, capaz de a tornar apetecível e interessante, passando desde então a ser disputada com regularidade e num só jogo, no país do patrocinador, o Japão. O FC Porto conta com duas participações e dois títulos.
Cá estão eles:
DEZEMBRO/1987 -ESTÁDIO OLÍMPICO TÓQUIO - JAPÃO
DEZEMBRO/2004 - ESTÁDIO INTERNACIONAL YOKOHAMA - JAPÃO
Esta prova transformou-se no Mundial de Clubes, desde 2005, reunindo os campeões das seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), para além do campeão do país organizador.
No total, os Dragões somam 323 jogos disputados e 480 golos marcados.
Foram 118 os jogadores portistas que fizeram balançar as redes adversárias, com destaque para Radamel Falcao, o mais goleador de todos, com os seus 22 golos. Hulk é o portista do actual plantel, mais próximo, ocupando a 4ª posição, com 15 golos. Lucho Gonzalez, com 9 golos ocupa a 15ª posição e Rolando, com 4 golos a 44ª posição.
@ Rui
ResponderEliminarsem chacota e/ou brincadeirinha parva:
e que tal propor este trabalho hercúleo a uma editora?
eu comprava um livro com todo este manancial de informação sobre o nosso clube do coração sem pestanejar.
muitos parabéns!
está excelente!
abr@ço
Miguel | Tomo II
Obrigado pelos elogios. Vou pensar nisso...
ResponderEliminarUm abraço
Como já tinha manifestado, belo trabalho!
ResponderEliminarSou da opinião do Rui: impõe-se um "book". Força, amigo!
Abraço.