quinta-feira, 24 de maio de 2012

RETROSPECTIVA - PARTE II

POR COMPETIÇÃO - CAMPEONATO DE PORTUGAL

O Campeonato de Portugal foi a primeira prova oficial, de carácter nacional, do calendário futebolístico português. Começou a disputar-se na época de 1921/22, reunindo os campeões regionais do Porto e Lisboa, à melhor de três, como ditavam então os regulamentos. Desses três encontros saiu o primeiro campeão de Portugal: O FC Porto naturalmente!

A prova foi alterando os regulamentos a cada ano e alargando horizontes. Outras Associações foram sendo criadas e os respectivos campeões passaram também a participar no Campeonato de Portugal, no sistema de eliminatórias.

A prova teve 17 edições, sendo extinta em 1938/39, dando lugar à Taça de Portugal.

Nestas 17 edições, O FC Porto esteve em 6 finais das quais venceu 4. Sporting com 4 títulos, Belenenses com 3, Benfica 3, Olhanense 1, Marítimo 1 e Carcavelinhos 1, foram os clubes que inscreveram os seus nomes na lista dos campeões.

Os Dragões participaram em 70 jogos e os seus atletas marcaram 265 golos, com a média de 3,78/jogo.
Foram pelo menos 27 os jogadores portistas que fizeram remates certeiros. E digo pelo menos porque infelizmente, há um jogo em que não se conhece quem foram os autores dos golos. Todas as fontes consultadas referem apenas o resultado final, de forma unânime, pelo que fica esta lacuna única no historial do FC Porto. Refiro-me ao jogo da 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal da época 1926/27, realizado em 6 de Março de 1927, no Campo da Avenida, em Braga, nesse Estrela de Braga-FC Porto que terminou com a goleada portista por 0-11.

Em todo o caso, apresento de seguida os quadros dos marcadores dos 254 golos restantes:

(CONTINUA)

PARTE III - CAMPEONATO NACIONAL/LIGA

Sem comentários:

Enviar um comentário