sábado, 26 de maio de 2012

RETROSPECTIVA - PARTE IV

POR COMPETIÇÃO - TAÇA DE PORTUGAL


A Taça de Portugal começou a ser disputada na época de 1938/39, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, que para o efeito, extinguiu a prova sua precursora, o Campeonato de Portugal.

As características mantiveram-se no sistema de eliminatórias e os clubes participantes foram sendo alargados através dos tempos, a todos os escalões de divisões nacionais.

A final começou por ser disputada em campo neutro até à época de 1944/45, para se fixar, salvo raras excepções, no Estádio Nacional, em Oeiras.

A prova tem já 72 edições (não se disputou em 1946/47 e 1949/50) e o FC Porto colecciona 16 títulos no seu palmarés, estando na 2º posição do ranking.
O Benfica comanda  com 24 títulos; o Sporting é 3º, com 15, seguindo-se o Boavista com 5; V. Setúbal e Belenenses com 3; Académica de Coimbra com 2 e Leixões, Braga,  Estrela da Amadora e Beira-Mar, todos com 1.

Os Dragões participaram em 386 jogos, 28 dos quais na final. Os seus atletas marcaram 1.071 golos.
205 atletas azuis e brancos registaram o seu nome na lista dos marcadores de golos nesta prova, com destaque para Hernâni e os seus 53 golos que lhe dão a liderança, à frente do rei dos marcadores portistas Fernando Gomes, que não foi além dos 44 golos.
São marcas que embora aparentemente modestas, não vão ser fáceis de bater. Actualmente nesta prova, no que ao FC Porto diz respeito, a equipa titular é normalmente mesclada com segundas figuras, pelo menos até às meias-finais, o que retira algumas possibilidades aos maiores goleadores de se afirmarem.

Não é por acaso que do plantel actual o melhor colocado seja Hulk, em 41º, com apenas 7 golos marcados, seguido por Silvestre Varela e James Rodríguez, em 88º e 89º, ambos com 4 golos.

(Continua)

PARTE V - SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário