segunda-feira, 4 de junho de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS ESTRANGEIROS - PARTE XVIII


Darko Butorovic - Internacional E18: Vestiu a camisola da Selecção da Croácia por 3 ocasiões (1 pelo Hajduk Split e 2 pelo FC Porto). Estreou-se a 11 de Junho de 1995, em Kieve, no Ucrânia-Croácia, jogo a contar para a qualificação do Campeonato da Europa de 1996, que terminou com a derrota croata por 1-0. Reapareceu na sua selecção já como atleta do FC Porto, em 8 de Junho de 1997, no Japão-Croácia, para a Kirin Cup/97, Torneio realizado em Tóquio, com nova derrota, agora por 4-3.

Natural de Split, Croácia, os seus primeiros passos como futebolista foram dados na escola de formação do RNK Split, onde as suas performances o levaram à Selecção nacional.

Defesa lateral direito de boa compleição física, embora não muito alto, rápido, tecnicista e com boa capacidade de remate, juntava ainda a polivalência às suas qualidades, podendo jogar no meio-campo.

Em Dezembro de 1996, com 26 anos de idade, foi contratado pelo FC Porto onde não foi utilizado com regularidade. Participou em apenas 12 jogos, durante as duas épocas e meia de Dragão ao peito (5 na primeira e 7 na 2ª), tendo a sua estreia oficial acontecido em 8 de Fevereiro de 1997, no Estádio das Antas, frente ao União de Leiria, jogo da 19ª Jornada do campeonato nacional, em que o croata entrou na segunda parte. O jogo terminou com a vitória portista por 2-0.

Foi emprestado ao SC Farense para fazer a época de 1999/2000, regressando de seguida ao seu Hajduk Split, onde duas épocas depois pôs fim à sua carreira.

Palmarés ao serviço do FC Porto: Duas vezes Campeão Nacional (1996/97 e 1997/98).
(Continua)


Fontes: European Football National Teams Matches e Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário