quarta-feira, 30 de maio de 2012

RETROSPECTIVA - PARTE VI

POR COMPETIÇÃO - TAÇA DA LIGA

Foi uma criação da LPF com o empenhamento especial de Hermínio Loureiro, enquanto seu Presidente, para a época de 2006/07.  Prova exclusivamente destinada à participação dos clubes da I Liga e Liga de Honra e com regulamentos muito peculiares que foram mudando a cada época, de forma a garantir na final os clubes «mais poderosos», quiçá mais influentes.

O FC Porto desde o primeiro momento, deu-lhe um valor muito relativo, escalonando as suas equipas com os jogadores menos utilizados do plantel, permitindo-lhes de algum modo alguma rodagem e experiência. Ainda assim, não tem sido essa a razão principal pela qual os Dragões apenas tenham chegado a uma final. Esta competição tem sido marcada por um especial proteccionismo, para não lhe chamar outra coisa mais grave, a um determinado clube que ameaçou não participar se determinadas benesses não lhe fossem garantidas.

O facto é que a verdade desportiva desta prova tem sido barbaramente violada ao ponto de ser conhecida pela Taça Senhor Lucílio Baptista, que nesta triste figura da arbitragem portuguesa, presta uma justa homenagem, à sua desastrada actuação numa final, bem como a toda a classe, ao longo de todas as edições já efectuadas.

Esta competição leva já cinco edições disputadas e não é por acaso que o SL Benfica venceu 4. A primeira foi ganha pelo V. Setúbal, para não dar bandeira.

As primeiras três finais começaram a ser disputadas no estádio do Algarve, porque sim e as restantes no estádio cidade de Coimbra, aparentemente por nelas também estarem envolvidas equipas do Norte do país, que não o FC Porto.

Os Dragões participaram em 16 encontros com 22 golos marcados.

17 é o número de atletas azuis e brancos que registaram o seu nome na lista de marcadores dos golos. Hulk, Lucho, Varela e Emídio Rafael dividem o comando com apenas 2 golos cada um.

(Continua)

PARTE VII - COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

1 comentário:

  1. Não tenho comentado mas estou a seguir este belo trabalho desde o início ou seja, desde a Parte I. Isto só se consegue com muito labor e com grande amor à causa. Esta informação, utilíssima, tem a “marca da casa”, o carimbo de qualidade que o autor lhe confere. Parabéns, amigo Rui Anjos. Claro, vou acompanhar até ao fim.

    Muito obrigado pelo seu brilhante contributo à História do n/Clube. Grande abraço.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar