segunda-feira, 14 de maio de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS ESTRANGEIROS - PARTE XV


Arnold Wetl - Internacional E15: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Áustria por 21 vezes (7 pelo SK Sturm Graz; 5 pelo FC Porto e 9 pelo SK Rapid Viena). Apontou 4 golos. Estreou-se em 17 de Abril de 1991, em Viena, no Áustria-Noruega, encontro particular que terminou com um empate sem golos. Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à Selecção para  concretizar a sua 8ª internacionalização, em 9 de Outubro de 1996, em Estocolmo, no Suécia-Áustria, com vitória austríaca, por 1-0, em jogo a contar para a fase de qualificação do Campeonato do Mundo de 1998, cuja fase final constituiu a única presença deste atleta, no que diz respeito aos maiores eventos internacionais de selecções, da modalidade.

Natural de Eibiswald, Áustria, fez a sua formação nas camadas jovens do SK Sturm Graz, clube que viria a representar por mais sete épocas, como profissional e onde conseguiu grande destaque individual, marcando 41 golos em 160 jogos e a conquista de 1 Taça da Áustria.

Médio muito talentoso, Arnold Wetl era um jogador capaz de desempenhar na perfeição os lugares 8 e 10 do meio-campo, características que fizeram despertar o interesse do FC Porto, que o contratou no Verão de 1996.

A sua permanência nas Antas foi no entanto discreta e curta, pela pouca utilização. Participou em 11 jogos do Campeonato nacional (apenas 2 como titular), somando 438 minutos e 1 golo apontado. Estreou-se com a camisola portista precisamente na 1ª jornada, frente ao Vitória de Setúbal, no Estádio das Antas, com um empate a duas bolas. Participaria ainda num jogo da Taça de Portugal (Varzim), 1 da Supertaça (Benfica) e 1 da Champions League (Manchester Untd.). O seu momento mais marcante foi o do jogo no Estádio da Luz (goleada portista por 5-0, da Supertaça) em que Wetl, já com o resultado em 3-0, desferiu potente e colocado remate de fora da área, obtendo um golo de antologia, para surpresa e desespero do categorizado guarda-redes belga Michel Preud'Homme.

Foi pois, sem grande surpresa, que acabou dispensado no defeso, tendo regressado ao seu país natal para representar o SK Rapid de Viena, onde jogou durante quatro temporadas, registando 96 jogos e 9 golos, mas sem a conquista de títulos.

Terminada a experiência em Viena, regressou ao SK Sturm Graz, onde esteve 3 épocas, indo terminar a carreira, com 35 anos no FC Gratkorn, onde jogou duas épocas com regularidade.

Palmarés ao serviço do FC Porto: Campeão nacional (1996/97) e  vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira (1996/97)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches; Zero a Zero e Worldfootball.net

Sem comentários:

Enviar um comentário