quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 












MEHDI TAREMI - Goleador Nº 212

Apontou 6 golos em 18 participações oficiais com a camisola da principal equipa do FC Porto.

Mehdi Taremi é o primeiro iraniano e o terceiro asiático a envergar a camisola do FC Porto. Nascido em Bushehr, no dia 18 de Julho de 1992, o dianteiro iniciou a sua carreira futebolística num dos clubes da cidade, o Shanin, antes de se transferir para o vizinho Iranvajan.

Os 12 golos em 22 jogos na campanha de 2013/14 foram o cartão de visita ideal para o Persepolis.

Passou 3 anos na capital Teerão e em 2017 teve a primeira experiência além-fronteiras. Em duas épocas ao serviço do Al-Gharafa, do Qatar, atingiu sempre os dois dígitos de remates certeiros. Os números de Mehdi nos clubes por onde passou e na selecção iraniana (46 jogos/22 golos), deram-no a conhecer à Europa do futebol.

Na época de estreia no Rio Ave (2019/20), assinou 21 golos e 5 assistências, em 37 participações, que lhe garantiram o «sonho de jogar na Liga dos Campeões e em grandes clubes» ao concretizar a transferência para o FC Porto.


A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 19 de Setembro de 2020, no Estádio do Dragão, frente ao SC Braga, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS 2020/21). Foi, por assim dizer, uma estreia simbólica, já que foi chamado ao jogo aos 87 minutos a substituir Marega, na vitória portista, por 3-1.

Tal como a maioria dos atletas, Taremi tem passado por um período de adaptação, para conhecer os cantos à casa e assimilar as ideias do seu treinador.

Regista à data, 21 convocatórias, todas as possíveis, e só em 3 não foi utilizado. Foi 7 vezes titular mas nunca a tempo inteiro e saiu do banco em 11 jogos.

Um avançado distingue-se por marcar golos e Taremi já começa a evidenciar essa sua característica, somando ao momento 6 concretizações, estreando-se no dia 8 de Novembro deste ano, no Estádio do Dragão, frente ao Portimonense, em jogo da 7ª jornada do Campeonato nacional, na vitória por 3-1. Taremi saiu do banco aos 31 minutos a render Matheus Uribe, apontando o 2º golo portista no primeiro minuto da segunda parte (2-1).

Voltaria a marcar no jogo seguinte, frente ao Fabril do Barreiro, para a Taça de Portugal, na vitória por 2-0, fechando o marcador aos 51 minutos. É desse jogo a imagem da equipa que se segue:






















Taremi começa a ganhar a confiança do técnico, conseguindo mais 4 golos, contra o Tondela por duas vezes (para o Campeonato e para a Taça de Portugal) e recentemente frente ao Vitória de Guimarães, bisando nessa partida.







Esperam-se naturalmente muitos mais para ajudar a vencer títulos.

PS.: Clicar nasfotos e quadro para ampliar e obter imagens legíveis.

Fontes: Site oficial do FC Porto (parte do texto) e arquivo do blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário