terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MISSÃO IMPOSSÍVEL? TALVEZ NÃO...


De regresso às lides europeias, desta vez não na prova rainha mas naquela em que é o campeão em título,  o FC Porto vai medir forças com uma das equipas mais fortes da competição, fruto de um sorteio demasiado exigente, que colocou o Manchester City, actual líder da Premier League, no caminho dos Dragões.

A tarefa de eliminar tão cotado adversário, um dos principais candidatos à vitória na prova, também ele relegado da Champions League, não vai ser nada fácil. Missão impossível? Talvez não, mas a verdade é que se o FC Porto da época passada era claramente uma equipa de nível da CL, esta época ainda não atingiu esses parâmetros e, se calhar, nem mesmo os da UEL.


Fundado em 1880 por oficiais da Igreja de St Mark e Gorton Oeste, numa tentativa de refrear a violência de gangues e o alcoolismo entre os homens em Manchester Leste, o clube foi conhecido como Gorton AFC e Ardwick AFC, antes de adoptar o nome actual em 1894.  A subida à primeira Liga Inglesa consumou-se em 1899.

O City venceu o seu primeiro campeonato em 1937, tendo sido despromovido na época seguinte (facto inédito na história do futebol inglês). Antes já tinha conquistado a Taça de Inglaterra por duas vezes (1904 e 1934). O clube conquistou ao longo da sua existência outros títulos. Voltou a ser campeão nacional em 1967/68,  ganhou mais duas Taças de Inglaterra, em 1956 e 1969 e a Taça dos Vencedores das Taças, na temporada seguinte.

As glórias do passado viriam a pesar sobre os ombros do City, nos anos seguintes, altura em que se afundou até ao terceiro escalão, em 1998, mas no espaço de dois anos o clube estava de regresso à Premier League, onde permaneceu apenas uma época antes de nova descida. Voltou a subir em 2001/02 e a chegada de novos milionários no Verão de 2009, transformou-a numa equipa capaz de competir em pé de igualdade com os maiores clubes de Inglaterra.


Quanto ao FC Porto, Vítor Pereira vai ter de fazer alterações na equipa, em relação aos dois últimos jogos. É sabido que não pode contar com o ponta-de-lança austríaco Marc Janko, que não foi inscrito na UEFA, por ter já jogado esta competição pelo seu anterior clube. Entretanto já pode contar com Rolando e Kléber. O primeiro, depois do impedimento por castigo e o segundo já recuperado de lesão. São eles as principais novidades da convocatória para este jogo.


LISTA DOS CONVOCADOS
EQUIPA PROVÁVEL
Competição: Uefa Europe League - Dezasseis-avos de final - 1ª Mão
Palco do jogo: Estádio do Dragão - Porto
Data e hora do jogo: 16 de Fevereiro de 2012, às 20:05 h
Árbitro: Cuneyt Çakir - Turquia
Transmissão: SIC

4 comentários:

  1. No regresso às provas europeias e à Liga Europa, prova que brilhantemente conquistou na época anterior, o F.C.Porto tem uma dura montanha para escalar, nos 16 avos-de-final, frente ao líder do campeonato inglês, o multimilionário Manchester City. Se a eliminatória se decidisse pelos orçamentos dos dois clubes, o Campeão português não teria nenhuma hipótese, tal a disparidade de orçamentos - só os prejuízos dos ingleses davam para quase três orçamentos portistas...-, mas como não é assim, fazer história e dobrando equipas deste calibre, até não é nada que o F.C.Porto já não tivesse conseguido, vamos lá fazer tudo para que a equipa de Mancini - ainda te lembras, Roberto, do banho de bola que levastes nas Antas, quando treinavas a Lazio? -, fique pelo caminho. Mas para derrotar uma equipa recheada de grandes jogadores, Aguero, Dzeko, Kompany, Nasri, D.Silva, M.Balotelli, etc., etc., só um Dragão de chama acesa, rigoroso e concentrado, cauteloso, mas não medroso, pode ter sucesso. Nestes jogos só uma equipa no máximo das suas potencialidades, unida, solidária, um por todos e todos por um, tem chances. Estas equipas aproveitam tudo e portanto, ao mínimo deslize, somos penalizados, é a morte do artista. É, ninguém tenha dúvidas, uma dura prova às actuais capacidades do F.C.Porto. Ultrapassá-la, dará prestígio, confiança, suporte psicológico importante para encararmos os próximos e decisivos jogos, com optimismo. Temos a obrigação de acreditar que é possível. Vamos a isso. Vamos dar-lhes a provar um cálice do melhor Porto Vintage.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    O adversário de logo dispensa apresentações, é uma equipa recheada de excelentes jogadores, luta pelo título inglês e é bem orientada. Todavia esta equipa apresenta fragilidades defensivas que podemos explorar.

    É preciso um FC Porto ao seu melhor nível.
    Um Porto ao nível do dos jogos anteriores poderá não ser suficiente para levar de vencida os ingleses. É necessária mais velocidade e agressividade, no fundo um jogo à Porto.

    Com o forte apoio dos adeptos, acredito numa vitória, que será excelente se não sofrermos golos.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. caro Rui, caríssimas(os):

    um pedido especial (que não só) para hoje:
    que quem tiver a fortuna, a felicidade e o privilégio de poder ir ao nosso teatro de sonhos, consiga incentivar a nossa equipa do coração como ela bem merece - pelo menos durante o decurso da partida. depois do findar desta, tal já são contas de outro rosário...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    A minha analise ao jogo é curta e grossa ... vamos para cima deles, com aquilo que é ser PORTO ... garra, determinação e suor ... desta forma arrumamos os ingleses. E ainda oferecemos umas garrafas de Vinho do Porto para afogarem as magoas e acalmar os figados.
    O nosso lema é "a vencer desde 1893" e não a vencer desde que arranjamos petro-dolares. Vamos a eles carago !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar