segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE II



Mike Walsh - Internacional E2: Foi internacional pela Republica da Irlanda por 21 ocasiões (4 pelo Blackpool FC, 1 pelo Everton FC, 3 pelo Queens Park Rangers e 13 pelo FC Porto), concretizando três golos.

Estrou-se a 24 de Março de 1976, em Dublin, num amigável frente à Noruega, com vitória por 3-0, com um golo da sua autoria. Enquanto jogador do FC Porto, faria a sua 9ª internacionalização, em 25 de Março de 1981, em Bruxelas, contra a Bélgica, em jogo de qualificação para o Mundial de 1982, com derrota da sua selecção, por 1-0.

A sua carreira na Selecção ficou marcada pelo golo apontado à União Soviética (URSS), em Setembro de 1984, que garantiu uma preciosa vitória (1-0), na qualificação para o Campeonato do Mundo do México.

Natural de Chorley Lancashire - Rep. Irlanda, Walsh profissionalizou-se com apenas 19 anos, ao serviço do Blackpool, clube do Norte de Inglaterra, onde permaneceu durante cinco épocas. Antes de chegar ao FC Porto, representou ainda dois históricos do futebol inglês: o Everton FC e o Queens Park Rangers.

Ingressou no FC Porto em 1980, com 25 anos de idade, vindo substituir Fernando Gomes que, na sequência do Verão quente desse ano, partiu para Espanha para jogar no Sporting de Gijon.

Jogador tipicamente britânico, caracterizava-se pela robustez física, pela capacidade de jogar de cabeça e pelas naturais dificuldades com a bola nos pés. A sua adaptação ao futebol português foi rápida e fácil, tendo-se consagrado, no imediato, o melhor marcador da equipa ao apontar 14 golos. A época seguinte foi menos produtiva em função da escolha do treinador austríaco Hermann Stessl que o preteriu em relação a um avançado mais móvel e produtivo, o pequenino Jacques, entretanto contratado ao Braga, que viria a tornar-se o rei dos marcadores do Campeonato.

Na época de 1982/83, com José Maria Pedroto ao leme do comando técnico, a sua melhor marca (15 golos) só foi superado pelo regressado Fernando Gomes (36 golos). Na época seguinte voltou a ser pouco utilizado, mas conseguiu o seu momento de glória em Donetsk, na Ucrânia, nos quartos-de-final da Taça das Taças, ao apontar o golo que colocou o FC Porto nas meias-finais da competição, traçando a trajectória da primeira final europeia portista.

Nas duas temporadas seguintes, com Artur Jorge como treinador, Mike Walsh, para além de algumas lesões teve ainda uma concorrência de alto nível e por isso foi ainda menos utilizado.

Walsh deixou o FC Porto com 31 anos, mas continuou em Portugal nas épocas seguintes, em representação do Salgueiros, do Sp. Espinho e do Rio Ave.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 2 Campeonatos nacionais (1984/85 e 1985/86); 1 Taça de Portugal (1983/84) e 2 Supertaças Cândido de Oliveira (1981/82 e 1984/85)

(Clicar no quadro para ampliar)


(Continua)

Fonte: European Football National Team Matches 1872-2011

1 comentário:

  1. pertenço à colheita de '75, mas este jogador (juntamente com o "Bife ") foi dos primeiros que me habituei a ouvir nas Antas, ainda puto imberbe ;)

    abr@ço

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar