domingo, 26 de fevereiro de 2012

LIDERANÇA, DE PARTO DIFÍCIL

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

A recuperação da liderança no Campeonato nacional não foi tarefa nada fácil, apesar de pela frente se apresentar uma das equipas piores classificadas.

Muito bem organizada na sua defesa, o Feirense foi adiando enquanto pôde a vitória portista, beneficiando de uma primeira parte pouco esclarecida, lenta, desinspirada, aqui e acolá salpicada com manifestações de ansiedade e até alguma fadiga física e psicológica, duma turma portista que tarda a encontrar a estabilidade no seu futebol.

Os Dragões voltaram a patentear algumas deficiências ao nível da construção, no passe e no remate, desperdiçando três boas oportunidades de abrir o activo. Os forasteiros foram controlando o resultado, também à custa de um guardião em noite de grande brilhantismo e só nos últimos dez minutos da primeira parte conseguiram criar alguns dissabores à defensiva portista, aparecendo com mais frequência perto da baliza azul e branca, algumas vezes com muito perigo.

No segundo tempo os Dragões entraram com outra disposição. Mais confiantes e decididos, os lances de penetração surgiram com naturalidade, numa sucessão de oportunidades desperdiçadas. Até que aos 57' o defesa Luciano fez grande penalidade, derrubando Janko, sendo por isso expulso. Hulk, em noite completamente desastrada, falhou a conclusão com um remate fraco e denunciado.

Se o Porto já dominava claramente o seu adversário, a jogar em superioridade numérica esse domínio acentuou-se e os golos apareceram como corolário. O Porto marcou dois golos mas criou inúmeras oportunidades que, umas vezes por mérito do guardião Paulo Lopes, outras por  aselhice dos jogadores portistas, não foram concretizadas.

Vitória justa da única equipa que tudo fez para vencer o jogo, embora nem sempre da melhor maneira.
Destaque para a boa exibição de Maicon, o melhor jogador portista, talvez dos poucos que se apresenta num pico de forma verdadeiramente exemplar. Defendeu sempre bem e foi da sua cabeça que saiu o primeiro golo do encontro. Mas o melhor em campo foi mesmo o guarda-redes do Feirense, Paulo Lopes, que com um punhado de defesas espectaculares, evitou uma goleada. 

O FC Porto volta assim à liderança, cinco jornadas depois. Espero que seja para se manter até ao final da prova. Não vai ser fácil!

3 comentários:

  1. FC PORTO 2 – FEIRENSE 0
    Sem convencer (mais uma vez) o Porto ganhou e era isso que interessava fundamentalmente. Não podia haver outro tiro no pé; caso acontecesse, além da dor seria também entregar parte ou todo o ouro ao bandido (leia-se mouros da “capital do império”).
    Após um curto interregno estamos de novo no nosso lugar, em 1.º. Temos o melhor ataque e a melhor defesa, a melhor diferença de golos. Estamos, de facto em primeiro e… aquele pasquim do “Rascord” mantém os amiguinhos vermelhos nessa posição…!!! Agora está nas nossas mãos conservar a liderança até ao fim. Gostava de ganhar no “salão de festas” mas já pensaram que até pode nem ser necessário?!...

    Quanto ao jogo: depois de uma horrível 1.ª parte, sem dinâmica, sem método para arrumar o “autocarro”, o FC Porto, com Lucho e James a comandar, lá conseguiu um bom golo pelo gigante (em físico e qualidade atlético/ futebolística) Maicon. Depois foi o médio colombiano que se prendou a si próprio. Não é fácil desviar “autocarros” mas impõe-se que a equipa arranje maneira de o fazer. Bem ou mal, ganhámos!

    Destaques pela positiva:
    Lucho – grande segunda parte e um passe fenomenal (só dele!) para o golo de James;
    James Rodriguez – Com ele (a jogar bem) a equipa é outra coisa a desenvolver jogo;
    Maicon – Eu sempre disse que este brasileiro poderia dar num belíssimo jogador. Está em crescendo e ainda com bastante margem de progresso. A passagem pela lateral-direita fez parte, estou certo, da aprendizagem que vai revelar-se profícua;
    Moutinho – “Não sabe jogar mal” mas hoje esteve uns furos abaixo do habitual. Ainda assim contribuiu para a vitória;
    Janko – Num trabalho de sapa, desgastou a defesa adversária. Procurou o golo, mas o mais importante foi o seu contributo em jogo.

    Destaques pela negativa:
    Hulk – Que dizer? Está em baixo de forma;
    Fernando – Tem sido um dos esteios da equipa. Hoje parecia, nalguns momentos, ausente, desconcentrado e trapalhão.

    Agora, vamos ao “salão de festas” (com vigor, responsabilidade e ambição). “Apaguem as luzes!”

    ResponderEliminar
  2. Uma boa casa, 34.229 espectadores, assistiram ao regresso do F.C.Porto à liderança do campeonato, Liga Zon Sagres, quando vamos entrar no último terço da prova, quando muitos já apregoavam que o vencedor estava encontrado e não era o clube da Invicta... Mas não foi fácil lá chegar. Foi preciso sofrer mais do que o esperado, por culpas, muitas, do Campeão e mérito do Feirense, principalmente, do seu inspirado guarda-redes. Quando falo em culpas do Campeão, refiro-me, obviamente, à péssima primeira-parte da equipa treinada por Vítor Pereira.
    O F.C.Porto dos primeiros 45 minutos parecia uma equipa inexperiente, pouco habituada a liderar e que perante a possibilidade de chegar ao topo da classificação, ficou tolhida de ansiedade, paralisada, incapaz de jogar. Foram tantos os passes errados, tantas bolas perdidas, tantas jogadas inconsequentes, que o público reagiu e assobiou.

    Na segunda-parte tudo foi diferente e para muito melhor. Entrando forte, mais rápida a recuperar, a trocar e a soltar a bola, a equipa portista esteve mais esclarecida, melhor organizada, procurou e conseguiu dar mais largura ao seu jogo, encostou o Feirense lá atrás e foi criando situações de golo que Paulo Lopes foi evitando como pôde. O domínio era total, só dava Porto, o Feirense já não saía, o golo adivinhava-se. Adivinhava-se, era justo e podia ter acontecido ao minuto 13, quando Hulk falhou uma grande penalidade a castigar a falta de Luciano, que foi expulso, sobre Janko - falarei deste lance mais lá para a frente... Mas Hulk, que não esteve nos seus melhores dias, falhou e o teimoso zero a zero manteve-se.
    Manteve-se a igualdade, mas também se manteve tudo o que de bom a equipa portista vinha fazendo. Com a equipa da Feira só preocupada em defender e menos um homem, Vítor Pereira, bem, tirou Sapunaru, pouco profundo e meteu Djalma. Com o angolano, que entrou muito bem no jogo, o futebol do Campeão ganhou dois flancos, maior largura, tornou-se, se é possível dizê-lo, mais perigoso. Como corolário, uffa, golo de Maicon e Porto na frente do marcador e do campeonato. Passados 5 minutos, James aumentou a vantagem, o resultado ficou decidido, a vitória e a liderança garantidas
    Concluindo: má, muito má, primeira-parte. Segunda-parte bom nível. Vitória justíssima, cristalina, que só peca por escassa - merecíamos mais dois ou três golos. Estamos em primeiro lugar, na luta pelo título e com bons níveis de confiança. Mas atenção, não podemos repetir exibições como a dos 45 minutos iniciais da partida de hoje.

    Notas finais:
    Maicon foi um gigante, tem sido o jogador mais regular do F.C.Porto em 2011/2012. Na época passada, eu incluído, poucos davam alguma coisa pelo jovem defesa brasileiro - irregular, desconcentrado, erros comprometedores... Valeu a teimosia de Vítor Pereira e hoje Maicon está muito mais jogador, um jogador fiável, melhor a central, mas capaz de jogar a lateral, sem comprometer.

    Janko estava sozinho dentro da área, bem enquadrado com a baliza, tendo só o guarda-redes pela frente, em posição privilegiada para fazer golo. Foi derrubado por trás por Luciano, de forma clara e que não deixa dúvidas. Penalty e expulsão sem margem para discussão, Feirense a jogar com 10. Mérito do F.C.Porto, que construiu uma jogada que deixou o seu ponta-de-lança na cara de Paulo Lopes. Ouvindo alguns, repisaram até à exaustão que a equipa da Feira jogou com menos um, até parece que o árbitro errou, a saída do jogador do Feirense foi obra e graça do Espírito Santo. Não, foi por obra e graça dos jogadores do F.C.Porto e ao falar-se sempre da expulsão, está a ser-se injusto e de alguma forma, tirar mérito à vitória portista. E que dizer dos responsáveis do clube aveirense? Queixam-se de quê?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Agora sim, estamos onde merecemos estar, mas não esperava que o conseguíssemos antes do clássico porque - afinal - dependíamos de terceiros (e a dobrar).

    Cá estamos, depois de um jogo morno, mas o que interessa é que acabámos por conseguir marcar e estamos numa boa posição para enfrentar o jogo de sexta-feira.

    Espero que consigamos vencer e consolidar o primeiro lugar, que temos de manter até ao final da época.

    Abraço, Gaspar Lança

    ResponderEliminar