terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... Derlei foi o primeiro atleta a marcar no Estádio do Dragão?

Aconteceu no dia 16 de Novembro de 2003, num jogo de carácter particular com o Barcelona, no dia da inauguração do Estádio.

Depois de ter marcado o golo que valeu a vitória na final da Taça Uefa, em Sevilha, Derlei voltou a brilhar ao marcar o primeiro golo no Estádio do Dragão. Mais um instante mágico que ficou gravado na sua carreira e na própria história do Clube e do estádio. Um golo evidentemente com mais significado estatístico do que desportivo.





















Equipa titular que defrontou o Barcelona, no primeiro jogo do Dragão: Da esquerda para a direita, em cima: Vítor Baía, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pedro Mendes, Evaldo e Tiago; Em baixo: Derlei, Ricardo Fernandes, Maniche, Secretário e Bruno Moraes.

Jogaram ainda: Nuno E. Santo, Pedro Emanuel, Jankauskas, Hugo Almeida, Mário Silva, Hélder Barbosa, Pedro Ribeiro, Vieirinha e Paulo Machado.

O Barcelona resignou-se à sua condição de mero actor secundário de uma festa para a qual fora convidado e onde não teve grande capacidade de intervenção. O jogo não passava de um mero pretexto e não constituía sequer, o mais importante para justificar a presença de 52 mil portistas no seu novo estádio.

O que ficou para a história, acerca deste jogo, foi certamente o resultado (2-0) e o nome dos autores dos golos: Derlei e Hugo Almeida. Depois, algumas curiosidades estatísticas: O primeiro jogador do FC Porto a tocar na bola depois do apito inicial do árbitro (Martins dos Santos), foi Tiago; o primeiro passe entre jogadores portistas ocorreu aos 42 segundos, entre Secretário e Jorge Costa; o primeiro remate pertenceu a Bruno Moraes, antes dos dois minutos de jogo; a primeira substituição foi a de Vítor Baía por Nuno, aos 49 minutos e naturalmente, o primeiro golo foi aos 55 minutos, por Derlei.

Leonel Messi teve também neste dia, a sua estreia na equipa principal do Barcelona.























Já em jogos oficiais, pertenceu a Maniche, o primeiro golo, no jogo disputado, contra a União de Leiria, em 7 de Fevereiro de 2004, a contar para a 21ª jornada da Super Liga, com vitória portista por 2-1. O outro golo foi da autoria de Maciel.

Nas provas da Uefa, o primeiro jogo no Dragão aconteceu em 25 de Fevereiro de 2004, com o Manchester United, jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que o FC porto venceu por 2-1, com «bis» de Benni McCarthy.


Fonte: Revista Dragões

Sem comentários:

Enviar um comentário