segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 43












HÉLDER POSTIGA - Goleador Nº 43

Apontou 48 golos em 165 jogos oficiais, com a camisola do FC Porto, ao longo das cerca de seis temporadas em que esteve ao seu serviço.

Hélder Manuel Marques Postiga nasceu em 2 de Agosto de 1982, nas Caxinas, Vila do Conde, tendo começado a dar os primeiros pontapés nas escolas de formação do Rio Ave, passando para o Varzim, com apenas 10 anos de idade. Mas foi no FC Porto que completou a sua formação e se fez profissional de futebol, depois de ter sido campeão nacional e internacional nos escalões de juvenis e júniores. Passou pela equipa B, ainda com idade de júnior, antes de integrar o plantel principal.






















Estreou-se oficialmente na equipa principal em 1 de Agosto de 2001, em Barry Town, no País de Gales, frente à equipa local, com o mesmo nome, em jogo da 2ª mão, da 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que o FC Porto perdeu, por 3-1, depois de ter goleado nas Antas por 8-0. O treinador de então, o palmelense Octávio Machado chamou-o ao jogo aos 53 minutos, a render Ibarra, numa altura em que a equipa portista perdia por 2-1 e o treinador entendia ser necessário que a equipa fosse mais ofensiva para reverter o resultado.

A irreverência e a capacidade de remate do atleta rapidamente lhe granjeou a simpatia do treinador, passando a ser presença habitual na equipa principal.

Fez duas épocas com alguma regularidade, participando em 87 jogos, alcançando 32 golos, marca bastante significativa que fez despertar o interesse de alguns emblemas europeus.











Assim, em Junho de 2003, Hélder Postiga chegou a acordo com o Tottenham, de Inglaterra, a troco de 9 milhões de euros. Mas a sua estadia em terras de Sua Majestade seria efémera.

Inadaptado ao futebol inglês, Postiga regressou ao FC Porto em 2004/05, mas nunca mais conseguiu as performances das duas primeiras épocas de azul e branco, acabando emprestado, primeiro ao Saint-Étienne, de França (Janeiro a Junho de 2006) e mais tarde ao Panathinaikos, da Grécia (Janeiro a Junho de 2008). Entre estes dois empréstimos ainda contribuiu para a conquista de 1 Campeonato nacional e 1 Supertaça Cândido de Oliveira, com a camisola dos Dragões.

Em Julho de 2008 foi cedido ao Sporting, por 2,5 milhões de euros, ficando o FC Porto com 50% dos direitos económicos. O seu rendimento porém, continuou algo distantes das expectativas.

Na temporada de 2010/11 recuperou a titularidade, marcando alguns golos importantes e na época seguinte, apesar de ter começado bem, rapidamente mergulhou na mediania de exibições que levou os responsáveis leoninos aproveitassem de bom grado o interesse dos espanhóis do Saragoça que o contrataram em Setembro de 2011.

Neste clube espanhol Postiga voltou a conhecer dias felizes na sua carreira, principalmente em termos individuais. Viu reconhecida a sua importância como goleador de tal forma que, em Agosto de 2013, o Valência que acabara de perder o seu avançado Soldado para o Tottenham, investiu na sua contratação. 

A sua estadia no Mestalla foi primeiro apreciada mas rapidamente dispensável. Da titularidade à menor utilização foi um ápice. Por isso, foi com naturalidade e ambição que encarou o seu empréstimo à Lazio de Roma, na recente janela de transferências de Inverno. Aos 31 anos de idade, Postiga prepara-se para experimentar o quinto campeonato estrangeiro.

Hélder Postiga soma neste momento 66 presenças na Selecção nacional principal de Portugal, 19 das quais enquanto jogador do FC Porto. Foi nessa condição que se estreou, em 12 de Fevereiro de 2012. Leva já 27 golos marcados com a camisola das quinas.

Palmarés ao serviço do FC Porto (7 títulos):
4 Campeonatos nacionais (2002/03, 2005/06, 2006/07 e 2007/08)
1 Taça de Portugal (2002/03)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2003/04)
1 Taça Uefa (2002/03)

Fontes: WorlFootball.net; ZeroaZero.pt; Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Base de DAdos actualizados, de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário