sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CARTAS FORA DO BARALHO VS ÁS DE TRUNFO

Encerrada a última janela de transferências da época, o FC Porto concluiu os ajustes ao plantel, dispensando os que o treinador, sintonizado com os interesses financeiros da SAD, achou que não provocavam diminuição de qualidade e opções, para atacar os objectivos traçados.

Assim, logo no início da época, Tiago Rodrigues foi emprestado ao seu anterior clube, o Vitória de Guimarães, uma vez que não tinha grandes possibilidades de jogar na equipa principal face às várias opções para o seu lugar. Também Juan Iturbe, que ainda teve a possibilidade de jogar 13 minutos contra o Marítimo, na 2ª jornada da Liga Zon Sagres, acabou emprestado ao Hellas Verona, de Itália, com cláusula de opção de 15 milhões de euros. o FC Porto dispõe apenas de 45% dos direitos económicos sobre o jogador.

Já o caso de Jorge Fucile é bem diferente. Em clara incompatibilidade com o treinador, o defesa uruguaio está afastado do plantel e não conseguiu chegar a acordo para jogar noutro clube. É um activo pronto a abandonar a custo 0, no final desta época, altura em que termina contrato. 

O guarda-redes turco Sinan Bolat, contratado com alguma surpresa, no inicio da época, ainda que a custo 0, teve uma efémera passagem pela equipa B, onde jogou apenas 379 minutos, acabou agora emprestado ao Kayserispor, do seu país natal. O contrato com o FC Porto é válido até Junho de 2018.


























Marat Izmaylov que tem contrato com o FC Porto até Junho de 2015, acabou emprestado ao FK Qabala, do Azerbaijão, até ao final desta época, depois dum um longo interregno em que o atleta esteve afastado, aparentemente para tratar de assuntos familiares. Izmaylov tinha sido utilizado apenas durante os 23 minutos finais da partida da Liga dos Campeões, frente ao Áustria de Viena.

O médio argentino de 33 anos, Lucho Gonzalez, que ainda não tinha renovado contrato a seu pedido, para poder aquilatar das suas capacidades físicas, acabou por assinar pelo Al Rayyan do Qatar, por uma época e meia, a troco de 4,5 milhões de euros. Lucho era uma referência da equipa portista, quer em campo quanto no balneário. Foi por isso uma transferência inesperada e surpreendente, ele que esteve em quase todos os jogos da equipa.

Finalmente, Nicolas Otamendi, após quatro anos de ligação ao FC Porto, o defesa central argentino, de 25 anos, assinou contrato com o Valência de Espanha, mesmo em cima da hora do fecho do mercado de Inverno, a troco de 12 milhões de euros, que poderá chegar aos 15 milhões, se forem cumpridos objectivos definidos.

Em termos de entradas apenas o registo para dois regressos.














Ricardo Quaresma, extremo que esteve ligado ao FC Porto durante 4 temporadas (entre 2004 e 2008), tendo participado em 158 jogos, nos quais apontou 31 golos, voltou assinando um contrato válido por duas épocas e meia (termina em 2016) e é já uma figura influente da equipa.

Quanto ao defesa central senegalês Abdoulaye Ba, que esteve emprestado ao V. Guimarães, desde o início da época, regressou ao plantel portista, em função da saída de Otamendi.

Sem comentários:

Enviar um comentário