segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 44












LEMOS - Goleador Nº 44

Apontou 46 golos em 92 jogos em que participou com a camisola do FC Porto, durante as quatro épocas em que esteve ao seu serviço.

António José Lemos nasceu a 21 de Fevereiro de 1950, em Luanda, Angola. Começou a dar os primeiros pontapés na bola, no clube da sua terra natal, o Clube Ferroviário de Angola, curiosamente na posição de guarda-redes, influenciado pelo seu pai que jogara nesse lugar. Só aos 16 anos, quando passou para a categoria de juniores, idade com que em Angola se podia praticar o futebol oficialmente, Lemos optou por ser avançado, revelando desde logo algumas qualidades de goleador.

Chegou ao Porto em Agosto de 1966, por indicação de Artur Baeta, homem forte da formação portista, que o viu jogar em Luanda e lhe reconheceu potencialidades capazes de serem lapidadas.






















Esteve duas temporadas nos juniores do FC Porto, ajudando a conquistar o famoso Torneio de Limoges e o Torneio Ibérico, de que foi o melhor marcador, para além do campeonato regional da categoria.

No final da época de 1967/68, Lemos deixou de ser júnior mas Pedroto, treinador de então da equipa principal, não foi favorável à sua inclusão no plantel, entendendo que a sua morfologia (atarracado e baixote) não o aconselhava.

Foi então que apareceu o convite do Boavista FC, que Lemos aceitou na mira de poder evoluir e regressar às Antas. Fez duas temporadas com a camisola axadrezada (1968/69 e 1969/70), vinculado ao FC Porto que o cedeu por empréstimo, contribuindo com muitos golos para que a equipa do Bessa subisse ao escalão principal do futebol nacional.

Regressou finalmente ao FC Porto na temporada de 1970/71, pelas mão do treinador António Teixeira. A sua estreia oficial na equipa principal aconteceu no dia 13 de Setembro de 1970, em Faro, contra o Farense, em jogo da 1ª jornada do campeonato nacional, com derrota por 1-0. Lemos foi cimentando a sua posição na equipa principal, apesar de inicialmente desviado para o flanco direito. Na deslocação à Luz, na 5ª jornada, jogou a ponta-de-lança e marcou os dois golos do empate registado nesse jogo (2-2). A partir dessa altura ganhou a posição.

O seu momento de glória aconteceu precisamente contra o Benfica, na 2ª volta do campeonato, quando no dia 31 de Janeiro de 1971, o FC Porto venceu o seu rival por estrondosos 4-0, com Lemos a marcar todos os golos. Nesta primeira época foi mesmo o melhor marcador portista,com 20 golos, no conjunto das duas provas (Campeonato e Taça) em que o FC Porto esteve envolvido.

Na temporada de 1972/73 foi obrigado a interromper a sua carreira para cumprir o serviço militar obrigatório, na Guiné, coisa rara entre os jogadores das equipas principais do campeonato, principalmente nos clubes rivais, sempre especialmente protegidos a fim de não desfalcarem as suas equipas.

Cumprida a sua obrigação cívica, regressou na temporada de 1974/75, mas já não conseguiu ser o mesmo jogador explosivo, acabando dispensado.











Até final da sua carreira ainda representou o Marítimo (1975/76 a 1977/78), o Académico de Viseu (1978/79), o Vila Real (1979/80) e o Infesta (1980/81 e 1981/82).

Fontes: Ídolos do Desporto e ZeroaZero.pt

1 comentário:

  1. Rui :

    ..."O seu momento de glória aconteceu precisamente contra o Benfica, na 2ª volta do campeonato, quando no dia 31 de Janeiro de 1971, o FC Porto venceu o seu rival por estrondosos 4-0, com Lemos a marcar todos os golos."...

    Ainda hoje me lembro disso ... de alegria que me deu !
    (na altura estava na terra dele , em Luanda )

    Abraço

    ResponderEliminar