quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

EMPATE EM ROMA GARANTE OITAVOS DA LIGA EUROPA

 


















FICHA DO JOGO






























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto garantiu a presença nos oitavos-de-final da Liga Europa, ao empatar em Roma, Frente à Lázio, depois da magra vitória conseguida no Dragão, na 1ª mão.

Foram 4 as alterações no onze principal, operadas por Sérgio Conceição, em relação ao jogo anterior frente ao Moreirense (João Mário, Fábio Cardoso, Fábio Vieira e Evanilson, sentaram-se no banco de suplentes, sendo rendidos por Bruno Costa, Pepe, Pepê e Toni Martínez), mas se compararmos com o jogo da 1ª mão, apenas 3 (João Mário, Marko Grujic e Fábio Vieira, deram lugar a Bruno Costa, Vitinha e Mehdi Taremi).





















Esperava-se obviamente um jogo muito competitivo e complicado para as cores azuis e brancos, face a uma vantagem tangencial que não dava grandes garantias.

Talvez por isso a entrada portista no jogo foi cautelosa, com tentativa de guardar a bola e esperar pelo momento certo para ferir o adversário.

A estratégia parecia estar a dar certo, mas três erros crassos seguidos, colocaram a defesa em sobressalto. Vitinha, Zaidu e Pepe, ofereceram a bola aos adversários e o pânico  alastrou até à baliza de Diogo Costa. Se nas primeiras duas os erros não tiveram consequências, já na terceiro foi fatal. Immobile agradeceu a oferta e com a classe que se lhe reconhece bateu Diogo Costa (19'), sem apelo nem agravo, estimulando a equipa para uma reviravolta na tendência da eliminatória.

Os Dragões tiveram de se aplicar para evitar males maiores, defendendo com unhas e dentes o assalto à sua baliza.

Só depois da meia hora de jogo os portistas deram um ar da sua graça. Mehdi Taremi foi pisado, dentro da área italiana e o árbitro primeiro assinalou simulação, mas visionando as imagens corrigiu a mandou marcar a grande penalidade. Taremi não perdoou (31').





















Golo esse que teve o condão de acalmar o onze portista e simultaneamente provocar uma menor capacidade à equipa adversária.

Depois do intervalo o FC Porto europeu mostrou a sua raça.  Subiu linhas, foi para cima dos italianos e mostrou que era possível ganhar este jogo. As oportunidades de golo apareceram, a defesa da Lázio tremeu e o golo aconteceu ao cair do minuto 68. Taremi assistiu Uribe e o colombiano na cara de Strakosha, não falhou.

A vencer, os Dragões tentaram controlar o resultado, mas sem grande qualidade. Voltaram a baixar linhas e a tentar suster o último folego da Lázio. Os minutos finais foram sofridos, com os italianos a criarem boas oportunidades de golo que haveria de aparecer no penúltimo minuto dos descontos (95').

Este empate qualifica o FC Porto para os oitavos-de-final da prova, com um  acumulado favorável de 4-3.




Sem comentários:

Enviar um comentário