segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

DRAGÃO ULTRAPASSA DIFICULDADES E MERECIA RESULTADO MAIS DILATADO

 
















FICHA DO JOGO




























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto foi a Moreira de Cónegos conquistar os três pontos que o mantém na liderança isolada, com os 6 pontos de avanço.

Depois do jogo frente à Lázio, na passada Quinta-feira, para a Liga Europa, Sérgio Conceição procedeu a 4 alterações no onze titular (1 obrigatória e 3 por opção técnica). Pepe castigado deu lugar a Fábio Cardoso e Marko Grujic, Toni Martínez e Pepê, ficaram no banco de suplentes, dando os seus lugares a Vitinha, Evanilson e Mehdi Taremi.
























Num campo tradicionalmente difícil, os Dragões entraram fortes e dominadores, empurrando desde logo o seu adversário para o último terço do relvado, numa missão de muita paciência para inventar espaços de penetração, capazes de garantir remates perigosos e com selo de golo.

Nesse particular não estiveram nada mal, pois a intensidade e dinâmica foram suficientes para criar esses desequilíbrios e aparecerem em zonas de finalização por diversas vezes durante a primeira parte e se o resultado foi para o intervalo com uma vantagem de um golo solitário, deve-se sobretudo à  menor eficácia na finalização.

Foram 4 oportunidades desperdiçadas, com Taremi a protagonizar duas delas (16' e 17'), Fábio Vieira (19') e Evanilson (32'), antes de inaugurarem o marcador, aos 40', pelo mesmo Evanilson, após assistência em bandeja de ouro, de Mehdi Taremi.

No segundo tempo o FC Porto voltou com as mesmas intenções, mas com mais cautelas para não ser surpreendido. Taremi voltou a desperdiçar uma bela oportunidade de dilatar o resultado (71') e só depois da expulsão de Marko Grujic (79'), que curiosamente tinha substituído Matheus Uribe (65'), para o proteger de um segundo amarelo e expulsão, é que o Moreirense deu um  ar da sua graça.

A expulsão de Steven Vitória aos 84 minutos voltou a reequilibrar a partida, mas ainda assim a equipa da casa conseguiu duas jogadas de muito perigo que poderiam ter modificado o resultado, com uma bola na barra e uma grande defesa de Diogo Costa a evitar o golo da igualdade.

Vitória difícil mas justa, da equipa que mais oportunidades criou para garantir os três pontos.

A arbitragem esteve no nível geral do que se pratica em Portugal, com um chorrilho de asneiras técnicas e disciplinares. Perdoou penaltys ao Moreirense, aos 5 minutos (empurrão claro de Steven Vitória a Evanilson),  aos 30 minutos um braço na bola de Matheus Silva e aos 61 minutos, carga de Pasinato sobre Fábio Vieira . Aos 47 minutos perdoou o segundo amarelo a Matheus Silva, por entrada negligente sobre Otávio e o vermelho directo a Steven Vitória aos 65 minutos por entrada de pitons sobre o calcanhar de Evanilson. Para além destes erros o VAR corrigiu o que seria o pior de todos eles, transformando bem a pretensa grande penalidade de Uribe sobre Yan Matheus, em falta cometida por esse jogador sobre Fábio Cardoso, ligeiramente antes.

Já a expulsão tardia de Steven Victória teve a ver com a insistência nos protestos que o atleta alimentou depois de ter visto com justiça o amarelo por falta sobre Otávio.

Mehdi Taremi foi considerado o homem do jogo e Evanilson arrecadou o prémio Mérito e Valores Porto.



































Sem comentários:

Enviar um comentário