segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ENTRADA COMPLICADA COM SAÍDA DETERMINADA

 
















FICHA DO JOGO




























SISTEMA TÁCTICO























O FC Porto garantiu a liderança isolada na Liga Portugal Bwin, ao vencer no Jamor, de forma clara, ainda que com algumas dificuldades iniciais, o B SAD, a tal que se apresentou a jogo frente às papoilas saltitantes com oito atletas, um dos quais guarda-redes mas a jogar fora do seu lugar, naquele que foi considerado mundialmente o jogo da vergonha.

O técnico portista, mais uma vez ausente do banco por castigo, apresentou 4 alterações no onze inicial, relativamente ao jogo anterior. Diogo Costa, Bruno Costa, Pepê e Fábio Vieira, apareceram nos lugares de Marchesín, Jesús Corona (vendido ao Sevilha), Otávio (a cumprir castigo) e Taremi (opção técnica).

























Os Dragões voltaram a ter grandes dificuldades iniciais, denotando algum desconforto com a falta de espaços face ao bloco baixo do adversário que se apresentou com uma defesa com três centrais, povoando o seu meio campo, mas sempre atento à possibilidade de esticar o seu jogo, aproveitando os passes errados dos portistas, mas também com a excessiva agressividade com que os jogadores da B SAD actuaram e que lhes valeram cartões amarelos aos 4, 5 e 25 minutos, quiçá para atemorizar mas também, por falta de melhores argumentos, para desfazer o jogo portista.

Para piorar a situação, sofreu golo na primeira jogada de bola parada, logo aos 13 minutos e não foi capaz de empatar aos 29 minutos num bom remate de Vitinha, bem desfeito pelo guardião contrário.

Mas o jogo sarrafeiro dos lisboetas haveria de lhes ser fatal aos 31 minutos quando Yaya decidiu entrar com tudo sobre Fábio Vieira, ele que já tinha visto o amarelo aos 4 minutos, sendo expulso por acumulação de amarelos.

A partir de então o FC Porto passou a ser dono do jogo e a remontada seria uma questão de tempo.

A verdade é que o golo do empate surgiu sem surpresa quatro minutos depois, por Evanilson, com o brasileiro a ser assistido com passe/remate de Fábio Vieira. O avançado portista recolheu a bola de pé direito, mudou para o esquerdo e rematou sem hipóteses para o guardião contrário. O golo foi inicialmente invalidado por eventual fora de jogo, mas o VAR repôs a verdade.

A jogar em superioridade numérica, Mehdi Taremi foi chamado ao jogo a substituir o defesa direito adaptado Bruno Costa, no sentido de dar à equipa maior caudal ofensivo e mais presença na zona do golo, porém o resultado não sofreu alteração até ao intervalo, até porque o árbitro Manuel Mota decidiu anular um golo limpo a Taremi, apitando ainda antes da bola ter entrado na baliza, inviabilizando assim a verificação do lance pelo VAR.

Na segunda parte só deu FC Porto e o resultado foi-se dilatando de forma natural e só não atingiu números mais significativos porque a eficácia dos remates nem sempre foi a melhor. Luis Díaz esteve neste particular excessivamente infeliz, falhando até um penalty.

O desenrolar do encontro proporcionou as estreias de dois jovens atletas da equipa B, João Mendes e Gonçalo Borges para os últimos 11 minutos do jogo.

Destaque para a veia goleadora de Evanilson, obtendo um hat-trick que lhe garantiu o prémio de melhor em campo e para Fábio Vieira, distinguido com o prémio Mérito, Valores Porto.































Sem comentários:

Enviar um comentário