segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

DRAGÃO DESMONTOU "AUTOCARRO" E CONSOLIDOU LIDERANÇA

 
















FICHA DO JOGO





























SISTEMA TÁCTICO























O FC Porto recebeu e bateu o Famalicão, alargando a diferença na liderança da Liga Portugal Bwin para 6 pontos, face à derrota na véspera do 2º classificado.

Mais uma vez ausente do banco por castigo, o técnico Sérgio Conceição, ainda sem poder contar com João Mário, Pepe, Marcano e Manafá, lesionados e também com Zaidu, ao serviço da sua selecção, limitou-se a uma única alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior, fazendo regressar Otávio que esteve castigado em vez de Pepê, remetido para o banco de suplentes.
























Numa primeira parte de domínio territorial, face ao bloco baixo do Famalicão, que se apresentou desfalcado devido aos efeitos da pandemia a que se juntaram algumas lesões, recorrendo por isso à técnica do «autocarro», os Dragões apareceram dinâmicos, criativos e pressionantes, mas com algumas dificuldades para atingir a baliza adversária.

Ainda assim, lograram criar vantagem no marcador aos 25 minutos, por Otávio, na sequência de um pontapé de canto.

A vantagem poderia ter sido alargada dois minutos depois, com Evanilson em zona de finalização a testar as luvas do guardião Júnior e aos 29 minutos com Luis Díaz a desperdiçar uma excelente oportunidade, enviando a bola por cima da barra, mas também aos 35 minutos num cabeceamento de Bruno Costa que obrigou o guarda-redes contrário a uma defesa de recurso.

A pressão do FC Porto foi premiada aos 37 minutos quando Otávio desmarcou Luis Díaz com um passe a rasgar que levou o colombiano a ficar na cara de Júnior, atirando ao ângulo superior direito, em mais um belo golo.

Pouco antes do intervalo Otávio caiu na área forasteira e o árbitro assinalou penalty, que acabou invalidado após visionamento aconselhado pelo VAR.

O segundo tempo foi bem diferente já que o Famalicão decidiu jogar o jogo pelo jogo, aparecendo no campo todo, o que acabou por valorizar a vitória portista.

Foi já com Mehdi Taremi em campo, substituindo Fábio Vieira aos 70 minutos, que o FC Porto voltou a estar perto do golo, aparecendo isolado mas a atirar por alto (74'). Foi como que um aviso para o que viria a acontecer poucos minutos depois quando foi derrubado dentro da área com o árbitro a apitar prontamente para a marca de penalty.

O próprio cobrou com competência, dilatando o marcador para os 3-0, marcando pelo quarto jogo consecutivo, após prolongado jejum.

Aos 85 minutos Matheus Uribe tentou limpar a sequência de amarelos, provocando uma falta, mas exagerou na dose. Viu efectivamente o amarelo que foi transformado em vermelho por alerta do VAR.

Os azuis e brancos não terminariam o jogo sem sofrer o golo da ordem, em mais uma jogada de bola parada.

Destaques para mais um penalty sonegado por falta sobre Luis Díaz, aos 17 minutos, com De La Fuente a desinteressar-se completamente da bola para empurrar deliberadamente o colombiano. Penalty, este sim descarado que o árbitro não marcou nem o VAR alertou.

Otávio foi considerado o homem do jogo e Bruno Costa o MVP (Mérito Valores Porto).

































Sem comentários:

Enviar um comentário