quinta-feira, 31 de outubro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













SIMÕES - Goleador Nº 304

Concretizou 2 golos em 260 participações oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo de 9 temporadas ao seu serviço (1974/75 a 1982/83).

Carlos António Fonseca Simões, nasceu no dia 28 de Julho de 1951, em Coimbra. Começou a sua carreira de futebolista nas escolas de formação da Associação Académica, da sua cidade natal, com uma passagem esporádica pelas camadas jovens do Sporting.

Foi mesmo  na equipa estudantil que passou a maior parte da sua formação e se tornou profissional de futebol, estreando-se na equipa principal na temporada de 1969/70, pelas mãos do treinador Juca.

As duas primeira épocas serviram de aprendizagem tendo sido pouco utilizado. A partir da época de 1971/72, começou a impor a sua classe, como defesa central e algumas vezes como lateral.

As suas competentes performances começaram então a despertar o interesse de outros emblemas e foi o FC Porto que logrou a sua contratação para fazer parte do plantel de 1974/75, sob a orientação técnica do brasileiro Aimoré Moreira que não acabaria a época, substituído por Monteiro da Costa.

























A sua estreia oficial ao serviço dos Dragões aconteceu no dia 18 de Setembro de 1974, no Estádio das Antas, frente aos ingleses do Wolverhampton, em jogo a contar para a 1ª mão, da 1ª eliminatória da Taça UEFA, com vitória portista, por 4-1.

Ao longo dos 9 anos de azul e branco vestido, Simões viria a tornar-se numa referência do sector defensivo, formando duplas de centrais muito coesas e consistentes. Rolando, Adelino Teixeira, Alhinho, Ronaldo e Freitas, foram alguns dos atletas que com ele brilharam no eixo da defesa portista. As suas exibições não passaram desapercebidas dos seleccionadores nacionais, Mário Wilson e depois Juca, que o utilizaram por 13 ocasiões, enquanto atleta do FC Porto (clicar aqui).

Apesar do seu excepcional jogo de cabeça, Simões nunca foi muito decisivo na área contrária, onde aparecia frequentemente para tentar o golo, nas jogadas de bola parada.

Ainda assim conseguiu inscrever o seu nome neste ranking de marcadores de golos portistas, ao apontar dois.

A sua estreia a marcar com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 4 de Janeiro de 1976, no Estádio das Antas, frente ao Benfica, em jogo da 15ª jornada do Campeonato nacional, com derrota por 3-2. Simões foi o autor do 2º golo portista, aos 40 minutos.

A sua fraca relação com o golo fez com que Simões só voltasse a festejar mais um da sua lavra no dia 5 de Janeiro de 1980, também no Estádio das Antas, frente a SC Espinho, em jogo da 15ª jornada (coincidência!) do Campeonato nacional, com vitória por 3-0. Simões fechava a contagem do marcador, aos 33 minutos.

Entre estes dois golos, Simões ficou ligado a um episódio que certamente marcou toda a sua carreira. Jogava-se a 28ª jornada e antepenúltima do Campeonato nacional, que o FC Porto comandava com o Benfica a morder os calcanhares. O seu rival era o adversário desse jogo. Vencer significaria carimbar o título, empatar manteria tudo na mesma e só a derrota poderia virar a tendência da corrida por um título que já escapava há 19 anos.

Estádio à pinha, na expectativa de festejar um saboroso triunfo. Três minutos de jogo e auto-golo de Simões! Balde de água fria! O defesa portista sentiu o abalo do infortúnio  mas não se deixou afectar, rubricando uma exibição segura. Ademir, a 7 minutos do fim reporia a igualdade e recolocaria a equipa nos trilhos do título, que se viria a confirmar duas jornadas depois.

A foto que se segue, refere-se a uma das imensas titularidades de Simões. Esta, colhida no dia 15 de Abril de 1979, no estádio do Bessa, em jogo da 23ª jornada do Campeonato nacional, frente ao Boavista, com vitória portista, por 2-1, resultado que contribuiria para a conquista do bicampeonato:























Depois de algumas épocas de grande fulgor, Simões começou a ser preterido, perdendo a titularidade, principalmente na sua última temporada de azul e branco.
















Contudo, o atleta sentia que ainda dispunha de capacidades para jogar em bom nível mais algumas temporadas, razão pela qual decidiu mudar de ares. A escolha recaiu nos algarvios do Portimonense, clube que representou por 4 temporadas (1983/84 a 1986/87), terminando a sua carreira na sua Académica, jogando mais duas temporadas (1987/88 e 1988/89).

Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):

2 Campeonatos Nacionais (1977/78 e 1978/79)
1 Taça de Portugal (1976/77)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (1980/81)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário