FRANCISCO NÓBREGA - Goleador Nº 39
Francisco Lage Pereira da Nóbrega, nasceu no dia 14 de Abril de 1942, em Vila Real. Foi um produto das escolas de formação do FC Porto, tendo chegado à equipa principal na temporada de 1962/63, depois de uma temporada cedido por empréstimo ao FC Tirsense.
A sua estreia oficial na equipa principal aconteceu em 26 de Setembro de 1962, no Estádio do Bonfim, contra o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 1ª mão, da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, com derrota portista, por 2-0.
Na sua primeira época a sua utilização foi escassa. O técnico húngaro Janos Kalmar, chamou-o para disputar apenas os dois primeiros jogos do campeonato nacional, 5 dos 9 jogos da Taça de Portugal e 1 dos dois jogos da Taça das Cidades com Feira.
Na temporada seguinte, o mesmo técnico fez uma aposta clara nas suas qualidades e Nóbrega correspondeu com a época mais realizadora, em termos de golos marcados (16).
Mas, foi curiosamente em 1966/67 que o extremo-esquerdo azul e branco realizou as melhores exibições da sua carreira, cotando-se como um dos jogadores portistas que mais assistências realizou para golo. Djalma, o ponta-de-lança do FC Porto, da altura, foi o principal beneficiário logrando sagrar-se o melhor marcador da equipa durante esse período.
O final da época 1967/68 marcou o ponto alto dessa geração de jogadores do FC Porto. O Clube conquistou a Taça de Portugal e Nóbrega foi um dos principais protagonistas dessa final ao marcar um dos dois golos com que o FC Porto derrotou o Vitória de Setúbal, no Jamor. 2-1 foi o resultado final.
No início da década de 70, Nóbrega começaria a ser utilizado com menor regularidade no «onze». Ainda assim permaneceria nas Antas até ao final da época de 1973/74. Com 31 anos ainda realizou alguns jogos na sua última época ao serviço do FC Porto.
O extremo esquerdo portista representou a Selecção nacional principal por quatro vezes, com estreia a 15 de Novembro de 1964, no Porto, contra a Espanha (vitória por 2-1 e despediu-se a 12 de Novembro de 1967, também no Porto, frente à Noruega (vitória por 2-1).
Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
No final da temporada de 1973/74, ingressou no clube da sua terra natal, o SC Vila Real.
1 Taça de Portugal (1967/68)
Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; European Football.
Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; European Football.
Rui :
ResponderEliminarUm jogador leal e dedicado . Excelente profissional !
Abraço
Ainda fez uma excelente época em 73/74, a última ao serviço do FC Porto.
ResponderEliminarTerá realizado o seu último jogo oficial pelo Porto em 19 de Maio de 1974, na 30.ª e última jornada do Campeonato Nacional, no Estádio do Mar contra o Leixões. Foi substituído por Júlio num jogo em que perdemos 0-2 e ainda disputávamos o 3.º lugar com o Vitória de Setúbal. (fonte Almanaque FC Porto)
Possivelmente, como era tradição naqueles tempos, terá havido um jogo de homenagem ao Nóbrega, apesar de ele ter continuado a jogar futebol no SC Vila Real, clube da sua terra natal. Alguém sabe?