segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 38












GOMES DA COSTA - Goleador Nº 38

Apontou 50 golos em 107 jogos oficiais, nas provas de carácter nacional, disputadas com a camisola do FC Porto, durante as 10 épocas em que esteve ao seu serviço (1936/37 a 1945/46, com a época de 1938/39 de interregno).

Francisco Gomes da Costa nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1919, em Vila Pouca de Aguiar, no Distrito de Vila Real.

Ingressou na equipa principal do FC Porto na temporada de 1936/37 com 17 anos de idade, numa altura em que tentava conciliar o futebol com os estudos, com a firme intenção de vir a ser médico dentista.

Seria um jogador «enorme» se quisesse, mas a sua primazia pelos estudos acabou por prejudicar a sua carreira desportiva. Foi, ainda assim, de uma dedicação invulgar ao FC Porto e um exemplo digno de ser apreciado, pois apesar de pressionado para representar a Académica, ao abrigo do seu estatuto de estudante universitário, nunca cedeu mantendo-se fiel ao seu Clube do coração, preferindo parar de jogar um ano para se dedicar a tempo inteiro aos estudos.

























Era um avançado voluntarioso, com boa capacidade técnica e afinidade com o golo, mas nunca pôs o futebol como a sua principal preocupação.

Para além das provas nacionais, Gomes da Costa foi também preponderante na conquista de 8 campeonatos regionais do Porto, contribuindo com 13 golos em 20 jogos.

Na última época ao serviço do FC Porto (1945/46) participou ainda na festa de despedida do companheiro e amigo Pinga.




















Vestiu a camisola da Selecção nacional principal, apenas uma vez, em jogo contra a Espanha, na Corunha, em 6 de Maio de 1945, que terminou com um empate a duas bolas.

No futebol, o Dr. Gomes da Costa não quis ser muito, mas foi o que quis: jogador de muita classe.

Conceituado Médico dentista, foi Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar (eleito no ano de 1964). Faleceu em 1987.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (1939/40)
1 Campeonato de Portugal (1936/37)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; História Oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; European Football.

3 comentários:

  1. Está encontrado o próximo goleador portista: Jackson marcou hoje o seu 50º golo em jogos oficiais pelo Porto. E continuará a subir na galeria das lendas azuis e brancas...

    ResponderEliminar
  2. Por incrível que pareça Jackson ainda não é o próximo goleador portista a ser elencado, apesar de ter chegado ao golo 50. É que há outro atleta que chegou lá primeiro... Não perca o próximo post!

    ResponderEliminar
  3. Nóbrega, um grande esquerdino que muito honrou a camisola azul e branca. Serviu o clube durante doze anos a fio, como sénior. Formou com Jaime, "o ventoinha", uma dupla de extremos famosa na primeira metade dos anos 60. Mais do que marcar golos, serviu grandes goleadores portistas como Azumir, Custódio, Manuel António, Amaury, Djalma, mas também outros menos influentes como Naftal ou Valdir.

    Na minha opinião, a sua geração ficou marcada por dois episódios: a conquista da Taça de Portugal em 1968, contra o Vitória sadino, e Nóbrega foi decisivo pois marcou um golo nessa final; o outro episódio, mais triste, foi o célebre conflito entre Pedroto e alguns jogadores (o capitão Custódio Pinto, Américo, Gomes e Alberto), em Março/Abril de 1969 e que levou à perda do Campeonato Nacional nessa época. Pedroto seria afastado das Antas pelo então presidente Pinto de Magalhães. Foi o final triste e dramático dessa geração de jogadores, o clube abanou, passou por alguns momentos muito difíceis até ao regresso de Pedroto em 1976.

    Nóbrega "sobreviveu" à razia de 1969-71, altura em que houve uma drástica renovação do plantel e continuou no clube até 1974. Ainda jogou com outros valorosos atletas desses tempos difíceis como Abel, Flávio ou Lemos e em 1974 jogou com o ilustre Cubillas.

    ResponderEliminar