... a hibernação do FC do Porto, de 1896 a 1906 aconteceu por causa de uma mulher?
DA FUNDAÇÃO À HIBERNAÇÃO
António Nicolau de Almeida era sócio de uma empresa exportadora de vinho do Porto. Praticante do jogo do pau, do remo e da natação, aos 20 anos de idade ajudou a fundar o Real Velo Clube, ao que parece para se dedicar a outro novo fascínio da alta sociedade da época, o ciclismo.
Mas foi depois de uma viagem de negócios, a Inglaterra, que se encantou pelo futebol. Consigo trouxe algumas bolas e o desejo de o lançar na cidade do Porto. Esfriando o ardor que pusera no Velo Clube, decidiu então fundar um clube de futebol, que designou como Foot Ball Club do Porto. A data escolhida foi o 28 de Setembro de 1893.
A 8 de Outubro de 1893, o Jornal de Notícias anunciou em primeira página a realização do 1º jogo, para o qual foram convocados 22 sócios do clube, que formaram as duas equipas, capitaneadas pelos srs. Nugent e Mackenie.
Outros se seguiram até que, em 1896, Nicolau de Almeida se casou com Hilda Rumsey. Por essa altura o futebol era ainda um desporto considerado violento, capaz de fazer algumas vítimas. Um jornal inglês anunciou que num ano o futebol ocasionara «treze mortes, quinze fracturas de pernas, quatro de braços, onze cabeças partidas, três ferimentos lombares, um nariz esborrachado e um quadril deslocado».
D. Hilda não descansou enquanto não convenceu o seu amado marido a abandonar a modalidade e a encerrar o clube, não fosse Nicolau de Almeida ter uma recaída.
Fontes: Equipamentos com História, do Jornal A Bola e FC Porto - Fotobiografia de Rui Guedes
@ Rui
ResponderEliminar... e sobretudo numa altura em que não havia david luíz, maxi pereira, carlos martins, javí garcía, matic, katsouranis, luís grande, aimar, cardozo, petit (and so on, and so on :D )
(acerca dos vítimas de tal jogo violento)
abr@ço
Miguel | Tomo II