quarta-feira, 1 de maio de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...


















...A primeira bola de futebol chegou ao FC Porto, na bagagem do seu presidente, António Nicolau d'Almeida, no regresso de uma das suas viagens de negócios a Inglaterra, relacionadas com o Vinho do Porto?

AS PRIMEIRAS BOLAS DE COMPETIÇÃO

Essa primeira bola custou uma pequena fortuna, mais de mil reis (a moeda da monarquia portuguesa) que era um custo elevado para a época.

Era feita à mão, a partir de tiras de 18 secções de couro curtido, dispostas em folhas de três tiras cada uma. As secções eram cosidas do avesso, à mão, com cinco fios de cânhamo, deixando uma pequena abertura. Depois, a esfera era virada do direito, sendo-lhe introduzido um invólucro de borracha (cauchu) pela abertura. Este invólucro era cheio de ar, com a pressão regulamentada, e a abertura no couro atada lateralmente. 

Podia ser muito doloroso cabecear a bola se a cabeça atingisse o laço que atava o couro. As trajectórias eram menos precisas, podendo sofrer desvios quando esse laço tocava o piso, e o seu domínio era muito mais complicado. E com chuva, o couro empapava e a bola ficava muito pesada, tornando-se muito agressiva para os pés e principalmente para a cabeça.

Com o desenvolvimento da industria futebolística, foram introduzidas novas tecnologias, novos conceitos e novos materiais, transformando a bola actual num objecto perfeito, mais ao gosto dos artistas, dos malabaristas, dos magos da bola, que não param de nos surpreender com as fantasias que vão inventando.

Fabricadas com materiais sintéticos, de  poliuretano, as bolas de hoje, eliminam a absorção de água, conservando  todas as características,  qualquer que seja o clima a que estiverem sujeitas, mantendo a resistência a todo o tipo de golpes ou pancadas.


Fonte: História Oficial do FC  Porto - Volume I - Histórias... de uma primeira vez, de Alfredo Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário