segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 












ZAIDU - GOLEADOR Nº 341

Concretizou 2 golos em 27 participações oficiais ao serviço do FC Porto, desde que chegou ao Dragão, no início da presente temporada (2020/21).

Zaidu Sanusi nasceu no dia 13 de Junho de 1997. Natural de Lagos, a maior cidade da Nigéria, o defesa lateral esquerdo fez a sua formação no Jega United Football Adademy.

Mudou-se do país natal para Portugal em 2016, com o intuito de representar o Gil Vicente, mas logo foi cedido ao Mirandela, clube onde se destacou durante três épocas (2016/17 a 2018/19). Em Trás-os-Montes, o veloz canhoto somou 74 participações e 3 golos, captando a atenção de alguns emblemas da primeira Liga.

Contratado pelo Santa Clara no inicio da temporada 2019/20, Zaidu foi uma das revelações do campeonato. Nos 27 jogos realizados ao serviço dos insulares, marcou um golo e despertou o interesse do FC Porto que sabia que ia perder Alex Telles.

























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 19 de Setembro de 2020, no Estádio portista, frente ao SC Braga, em jogo a contar para a jornada inaugural do Campeonato nacional (Liga NOS), com vitória azul e branca por 3-1. Zaidu começou no banco e foi chamado aos 71 minutos para substituir Sérgio Oliveira.

Foi porém com a saída de Alex Telles que o nigeriano ganhou a titularidade, com estreia no dia 17 de Outubro de 2020, no Estádio José de Alvalade, frente ao Sporting, em jogo da 4ª jornada do Campeonato nacional, com empate a 2 golos. É desse jogo a foto que se segue:























Das 31 convocatórias possíveis, Zaidu só não esteve em 3. Conta até agora 16 jogos como titular a tempo inteiro e mais 5 com substituição; foi utilizado 5 vezes a partir do banco, e só não saiu de lá por uma única vez.

A sua relação com o golo é residual, apesar da sua tendência ofensiva. Leva dois golos da sua lavra, com estreia no dia 25 de Novembro de 2020, no Orange Vélodrome, em Marselha, frente ao Marselha, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, com vitória portista por 2-0. Zaidu abriu o activo aos 39 minutos.

O seu golo mais recente foi obtido no dia 5 de Dezembro de 2020, no Estádio do Dragão, frente ao Tondela, em jogo da jornada 9 do Campeonato nacional, com vitória portista, por 4-3. Zaidu voltou a inaugurar o marcador, dessa vez aos 4 minutos.

As suas boas performances ao serviço do FC Porto, valeram-lhe já a estreia na selecção nacional do seu país, contando com 3 internacionalizações, mas isso será assunto para dissecar na rubrica própria, a seu tempo.










PALMARÉS AO SERVIÇO DO FC PORTO (1 TÍTULO):

1 Supertaça Cândido de Oliveira (2019/20)

Fontes: Arquivo do blogue e site oficial do FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário