quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

NA PEDREIRA MAIS DO MESMO: CALHAUS COM APITO NA BOCA E CEGUINHOS NO VAR

 















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO























O FC Porto voltou à Pedreira para novo jogo, desta vez para a Taça de Portugal. Costuma-se dizer que não há jogos iguais, mas o de hoje foi muito parecido em quase tudo. Os Dragões voltaram a marcar primeiro, voltaram a discutir o jogo e voltaram a ter uma equipa de arbitragem terrivelmente desastrada, ao ponto de expulsar Luiz Díaz (70'), por ter rematado à baliza!

O SC Braga aproveitou a oferta para tomar conta do jogo, mas só conseguiu empatar depois de mais uma expulsão, desta vez justa de Matheus Uribe (97'), na resposta a um encontrão com o peito (tentativa de agressão) que foi admoestada com a parcimónia de um cartão amarelo!

Sérgio Conceição teve de mexer no onze titular, desde logo pelo castigo de Corona, adicionando como costume neste troféu, o guarda-redes Diogo Costa.

























Os azuis e brancos voltaram a entrar fortes, com a intenção de abrir o marcador. Sérgio Oliveira deu o primeiro aviso, à passagem do minuto 5, na cobrança de um livre que deixou Matheus com as luvas a fumegar.

Quatro minutos depois, o guardião bracarense saiu da sua área para afastar a bola de cabeça, fazendo um passe para Taremi que de primeira aplicou um brutal chapéu, fazendo a bola beijar as malhas, num gesto técnico só ao alcance dos predestinados.

Aos 28 minutos foi Fábio Vieira a disparar de meia distância, com a bola a passar muito perto da barra e 3 minutos depois Taremi em zona de finalização permitiu a defesa de Matheus.

Foi uma primeira parte muito disputada, com o Braga a ter mais bola, mas a pertencerem aos Dragões as únicas oportunidades de golo.

No segundo tempo o Braga apresentou-se mais ofensivo, criando alguns lances de perigo, com uma perdida flagrante de Sporar (48').

Aos 65 minutos, Luis Díaz entrou na área pelo lado esquerdo e em cima do vértice da pequena área disparou forte, David Carmo meteu o pé com atraso, apanhando com a queda do colombiano. O jogo parou para assistir o atleta bracarense que teve de ser conduzido ao Hospital por possível fractura. Entretanto Hugo Miguel, o Var deste encontro, alertou o "apitador" para possível agressão. Godinho foi ver ao monitor decidindo-se de seguida pela expulsão!

Esta decisão despoletou um clima de indignação entre todos os elementos portistas (jogadores, equipa técnica e restante stafe). tanto mais que esta equipa dita de arbitragem já tinha perdoado a expulsão a Sequeira. Voltando ao jogo, o FC Porto deixou de ser uma equipa unida, passando a ser um grupo de resistentes, a lutar contra tudo e contra todos, mais com o coração do que com a cabeça.

Para piorar, Uribe respondeu a uma provocação (levou uma peitada, respondendo com uma cabeçada). Também aqui se exigia uma decisão competente, que seria a expulsão do provocador bracarense e obviamente do atleta portista. Ora, seguindo a corrente instituída, o vermelho foi apenas e só para um, o portista, claro.

Até final, o Braga insistiu no ataque e chegou naturalmente ao empate, nada mais que isso, apesar de jogar em vantagem a partir dos 70 minutos (contra 10) e mais  5 minutos contra 9.

O que se está a passar é incrível, absurdo e vergonhoso. Trata-se uma perseguição inacreditável que merece o repúdio de todas as entidades com responsabilidade no Desporto nacional.

Até quando vai isto durar?

1 comentário: