BALBINO DA SILVA - Goleador Nº 134
Apontou 11 golos, em 14 jogos de âmbito nacional, com a camisola do FC Porto, nas 5 temporadas em que serviu o Clube, na única prova nacional de então, o Campeonato de Portugal que começou a ser disputado na época de 1921/22.
José Balbino da Silva, nasceu no dia 23 de Março de 1896, em Alcoentre. Apesar de ter nascido no Sul do País, iniciou a sua actividade desportiva nas escolas de formação do Salgueiros, tendo transitado para o FC Porto, clube que representou durante 12 épocas (1917/18 a 1929/30, tendo sido 12 vezes Campeão regional e duas vezes Campeão de Portugal).
Balbino foi um bom interior-direito, várias vezes utilizado ao centro e à esquerda do ataque portista. Jogador de baixa estatura, robusto e ágil, era um dominador de bola por excelência, dos melhores do futebol nacional de então.
A sua estreia, em provas nacionais com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 4 de Junho de 1922, no Campo da Constituição, no Porto, frente ao Sporting, em jogo da 1ª mão, do Campeonato de Portugal, com vitória portista, por 2-1.
Na 2ª mão, no Campo Grande, em Lisboa, o FC Porto perdeu por 2-0 e Balbino voltou a fazer parte da equipa.
Com uma vitória alcançada por cada uma das equipas, foi necessário disputar uma finalíssima, tendo como palco o Campo do Bessa, no Porto. o FC Porto venceu, por 3-1, Balbino marcou o primeiro golo do encontro, sagrando-se Campeão de Portugal, na inauguração das provas nacionais.
Foi internacional pela selecção principal por uma única vez, muito por culpa de uma intransigente e discriminatória política de privilégio absoluto na escolha dos atletas dos clubes de Lisboa e Sul do País, estreando-se no dia 16 de Dezembro de 1922, em jogo particular disputado em Sevilha, com derrota frente à Espanha, por 3-0, tornando-se no segundo jogador portista como internacional.
Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
2 Campeonatos de Portugal (1921/22 e 1924/25)
Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.
Sem comentários:
Enviar um comentário