sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ECOS DA ELIMINAÇÃO DA CHAMPIONS LEAGUE

A recente eliminação do FC Porto, na fase de grupos da Champions League, esteve na base de umas das piores performances dos Dragões, na prova rainha da Europa, no formato actual, constituído à partida por oito grupos, com o apuramento dos dois primeiros de cada grupo para os oitavos-de-final, em vigor desde a temporada 2003/04, época em que os azuis e brancos se sagraram Campeões Europeus, na final em Gelsenkirchen.

De lá para cá,  os azuis e brancos só falharam a presença nesta prova na temporada de 2010/11, quando venceram em Dublin,  a final da Liga Europa. Qualificaram-se para os oitavos por 6 vezes, das quais uma vez, caíram nos quartos-de-final.

Por três vezes o FC Porto não passou da fase de grupos. Co Adrianse, Vítor Pereira e agora Paulo Fonseca foram os infelizes contemplados.














Os três «manquiteiros». Da esquerda para a direita: Co Adrianse, Vítor Pereira e Paulo Fonseca



O actual treinador livrou-se por uma unha negra de ostentar o pior registo, graças ao 4º lugar de Co Adrianse, em 2005/06, apesar de ter feito uma trajectória semelhante, como pode ser constatado no mapa abaixo














Resta acrescentar que na primeira época de Vítor Pereira já vigorava a entrada directa do 3º classificado de cada grupo para a Liga Europa, calhando ao FC Porto defrontar o Manchester City, com o FC Porto a averbar duas derrotas (1-2, no Dragão e 4-0 em Manchester).

Sem comentários:

Enviar um comentário