quinta-feira, 1 de março de 2012

CONVENÇAM-NOS QUE QUEREM MUITO VOLTAR A SER CAMPEÕES

O futebol é um desporto fértil em surpresas, oh se é! Há duas semanas atrás, os pasquins panfletários, veículos perfeitos da propaganda do clube do regime, davam largas à sua alegria, tecendo os maiores elogios, na sua perspectiva, à superior qualidade e nota artística do clube do seu coração. Cinco pontos pareciam-lhes impossíveis de desperdiçar por equipa tão espectacular e maravilhosa, que lhes enchia o ego. Ainda por cima se os perseguidores iam dando uma imagem  desoladoraAs faixas podiam ser encomendadas.

Pois bem, o futebol, que não se compadece com exageros de apreciação e muito menos com paixões exacerbadas, voltou a demonstrar que a capacidade para se ser campeão, tem que ser demonstrada no terreno de jogo, jornada a jornada, com competência, rigor, ambição e paixão, os pilares afinal  que o Presidente Pinto da Costa implementou com êxito no FC Porto. 

E quando muito boa gente já dava como adquirida a entrega do título (eu incluído, não por influência da propaganda, mas pelas frágeis exibições do campeão nacional), eis que os Dragões se vão deslocar ao reduto do rival, com uma ligeira vantagem de três golos (diferença actual entre golos marcados e sofridos).
Está pois, pelo menos em teoria, o FC Porto em condições de discutir, na casa do adversário, se é ou não um forte candidato à vitória deste título. Não mais do que isto. Não sou dos que embandeiram em arco por este tipo de situações, esquecendo facilmente as dificuldades da equipa. 

Quem vencer ficará em vantagem e ganhará certamente embalagem psicológica para enfrentar o resto da competição. Ao invés, quem perder, não ficando embora arredado completamente da discussão, terá que reinventar força anímica para se bater até final, ficando proibido de ceder qualquer ponto mais que seja e rezando a todos os santinhos por mais que uma escorregadela do rival (na prática quem perder ficará a 4 pontos), nas restantes nove rondas.

Serão os rapazes de azul e branco capazes de nos convencer que querem muito voltar a ser campeões? A verdade é que as performances desta época não abonam muito em seu favor, mas... enquanto há vida...

O jogo, desta sexta-feira, não vem no melhor momento, especialmente tendo em conta os jogos das selecções a que os atletas foram chamados. O limite das 72 horas, cientificamente provado, para uma recuperação plena, não foi tido em conta, pelo que, por exemplo, James Rodríguez não deverá ter condições para participar, ele que actuou 79 minutos, em Miami e só chegará na madrugada do dia do jogo.

Apesar disso,Vítor Pereira convocou todos os internacionais, mesmo o colombiano, ultrapassando todos os condicionalismos da preparação deste clássico. Se já não podia contar com os lesionados Danilo e Mangala, também não terá Silvestre Varela, que se lesionou na última jornada.

LISTA DOS CONVOCADOS
EQUIPA PROVÁVEL
Competição: Liga Zone Sagres 2011/12 - 21ª Jornada
Palco do jogo: Estádio da Luz - Lisboa
Data e hora do jogo: 2 de Março de 2012, às 20:15 h
Árbitro: Pedro Proença - A.F. Lisboa
Transmissão: SportTv1

2 comentários:

  1. Não há nenhum portista que exija uma vitória, ninguém tem esse direito, mas também não há nenhum portista que não espere que a sua equipa faça sempre tudo para ganhar. É essa a nossa marca, é isso que fazemos, com uma ou outra excepção, por todos os campos de Portugal e da Europa. Não é um jogo fácil, nada disso, mas é um jogo que tal como aconteceu e por duas vezes, na época passada, podemos ganhar. Para o conseguirmos temos de ser PORTO, isto é, uma equipa concentrada, organizada, unida, solidária, ambiciosa, ousada, com qualidade, confiança, mentalmente muito forte, tacticamente irrepreensível... durante os 90 minutos. Não podemos dar abébias, como em Manchester ou jogar apenas meio tempo, como fizemos frente ao Feirense. Tenhamos sempre presente que ganhar é importante e significará um grande passo em frente, mas temos de procurar a vitória com calma, matreirice, sem loucuras e não indo com demasiada sede ao pote. Não temos nada para provar. Importante também, controlar a ansiedade e passá-la para o outro lado, assim como não devemos cair em provocações ou discutir as decisões do árbitro. Pensemos apenas em jogar à bola e muita atenção aos lances de bola parada. É muita exigência, é pedir demasiado? Não, apenas o apelo a um PORTO à PORTO.
    Não será por falta de apoio que não sairemos felizes da Luz...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Hoje o FC Porto tem um grande desafio no que toca à luta pelo título.

    Concordo que este clássico possa não decidir pontualmente o título, todavia quem o vencer saíra com os níveis de confiança reforçado para a parte final da época.

    Se formos inteligentes, manhosos, eficazes e tivermos a estrelinha de campeão iremos vencer.

    Do outro lado existirá um nervoso miudinho, pois os já pré-anunciados campeões para esta época perderam 5 pontos em 2 jogos e caíram na dura realidade.

    O que lhes custa mais é saber que o FC Porto sem um avançado de categoria e sem brilho está em primeiro lugar e em condições de renovar o título de campeão nacional.

    Tenho sido pessimista com a nossa equipa nesta época, mas hoje acredito que iremos vencer.

    Que seja um bonito espectáculo dentro e fora de campo e que o nosso Porto apague novamente a luz.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar