quarta-feira, 22 de julho de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













ARNOLD WETL - Goleador Nº 319

Apontou 2 golos em 14 participações oficiais com a camisola do FC Porto, na temporada de 1996/97, única ao seu serviço.

Arnold Wetl, nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1970, em Eibiswald, na Áustria. Tendo em conta tratar-se de um internacional que representou a sua selecção enquanto atleta do FC Porto e já ter tido destaque individual neste blogue, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado em 14 de Maio de 2012, onde constam as incidências principais da sua carreira que poderá recordar clicando aqui, vou apenas completar com dados mais interessantes relacionados com este ranking.

























A sua estreia de Dragão ao peito aconteceu no dia 25 de Agosto de 1996, no Estádio das Antas, frente ao Vitória de Setúbal, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, com empate surpreendente, por 2-2. Wetl foi titular a tempo inteiro, situação que não voltaria a repetir-se.

Esteve em 15 convocatórias das 49 possíveis, demonstrativo da pouca influência que conseguiu no seio da equipa. Foi titular 3 vezes (duas vezes substituído), saindo do banco em 11 ocasiões, não tendo sido utilizado por uma vez.

A sua relação com o golo não foi por isso muito notada já que, como referi, só acertou duas vezes nas malhas adversárias.

A primeira foi nesse dia inesquecível para todos os portistas (e não só), em que o FC Porto se deslocou ao estádio da Luz para golear o Benfica por 5-0 e arrebatar mais uma Supertaça Cândido de Oliveira. Exactamente em 18 de Setembro de 1996. O médio austríaco «molhou a sopa» à passagem do minuto 56, apontando o 4º golo portista, num remate de meia distância (uma bomba), num dos melhores golos dessa temporada.

É sobre esse jogo a imagem abaixo, uma homenagem a todos os atletas que nele participaram, tendo em primeiro plano os autores dos golos, curiosamente colocados de acordo com a evolução do resultado, considerando da esquerda para a direita:



























O seu segundo golo e último, enquanto atleta do FC Porto, aconteceu no dia 26 de Outubro de 1996, no Estádio Dr. Prof. Vieira de Carvalho, na Maia, casa emprestada ao SC Espinho, em jogo a contar para a jornada 8 do Campeonato nacional, com vitória portista, por 5-0. Arnold Wetl saiu do banco aos 57 minutos, a render Rui Barros, apontando o 4º golo, aos 69 minutos. 








Sairia obviamente no final dessa época, regressando ao seu país.

PALMARÉS AO SERVIÇO DO FC PORTO (2 TÍTULOS):

1 Campeonato nacional (1996/97)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (1995/96)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário