quarta-feira, 11 de setembro de 2019

SELECÇÃO NACIONAL RECOLOCOU-SE NA ROTA CERTA

Com as vitórias fora de casa frente à Sérvia (adversário directo com quem tínhamos cedido um empate) e à Lituânia, a selecção nacional portuguesa arrepiou caminho, colocando-se em situação privilegiada para garantir a qualificação para a fase final do EURO/2020, passando agora a depender de si própria para atingir tal desiderato.

Nestas duas importantes jornadas, disputadas nos dias 7 e 10 deste mês, com palcos em Belgrado e Vilnius, respectivamente, jogavam-se as ambições portuguesas face ao arranque comprometedor que determinou dois empates frente à Ucrânia e à Sérvia.

O seleccionador Fernando Santos convocou para estes jogos os seguintes atletas:

FC Porto (Portugal): Pepe e Danilo Pereira
Benfica (Portugal): Rúben Dias, Pizzi e Rafa Silva
Sporting (Portugal): Bruno Fernandes
Barcelona (Espanha): Nélson Semedo
Sevilla (Espanha): Daniel Carriço
Bétis (Espanha): William Carvalho
Valência (Espanha): Gonçalo Guedes
Atlético Madrid (Espanha): João Félix
Nápoles (Itália): Mário Rui
Juventus (Itália): Cristiano Ronaldo
Lille (França): José Fonte e Renato Sanches
Borussia Dortmund (Alemanha): Raphael Guerreiro
Wolverhampton (Inglaterra): Rui Patrício, Rúben Neves, João Moutinho e Diogo Jota
Manchester City: João Cancelo e Bernardo Silva
Olympiakos (Grécia): José Sá e Podence
Goztepe (Turquia): Beto

Pepe acabou por ser substituído por Ferro (Benfica) após a sua lesão, sofrida ainda ao serviço do FC Porto, no último encontro frente ao V. Guimarães.

Em Belgrado contra a Sérvia, Portugal alinhou da seguinte forma: Rui Patrício, Nélson Semedo (João Cancelo 65'), José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Danilo Pereira, William Carvalho, Bruno Fernandes (João Moutinho 85'), Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes (João Félix 70').

Num jogo intenso com Portugal a subjugar a equipa da casa, que apesar de tudo nunca se deu por vencida, valorizando a vitória da equipa das quinas, o resultado foi sofrendo cambiantes  interessantes lançando ao jogo uma expectativa crescente à medida que o tempo ia avançando. 0-1, por William Carvalho (42'), 0-2, por Gonçalo Guedes (58'), 1-2, por Milenkovic (68'), 1-3, por Cristiano Ronaldo (80'), 2-3, por Mitrovic (85') e 2-4, por Bernardo Silva (86').

O portista Danilo Pereira foi utilizado a tempo inteiro, realizando uma exibição de bom nível, atingindo a sua 34ª internacionalização ( 2 enquanto atleta do Marítimo e as restantes ao serviço do FC Porto).

No segundo encontro disputado em Vilnius, contra a modesta Lituânia, Portugal alinhou da seguinte forma: Rui Patrício, João Cancelo, José Fonte, Rúben dias, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes (Rafa Silva), Bernardo Silva (Pizzi 89'), Cristiano Ronaldo (Gonçalo Guedes (79') e João Félix.

Cristiano Ronaldo foi o homem do encontro ao concretizar um Póker (4 golos), num jogo em que a equipa portuguesa sentiu algumas dificuldades, apesar de ter chegado cedo ao primeiro golo. Deixou-se empatar, levando esse resultado para o intervalo e só na segunda parte conseguiu desatar o nó e partir para a goleada de 5-1.

O resultado foi assim construído: 0-1, por Cristiano Ronaldo (7' de grande penalidade), 1-1, por Vytas (28'), 1-2, 1-3 e 1-4, por Cristiano Ronaldo (62', 65' e 76') e 1-5, por William Carvalho (92').

Portugal subiu à 2ª posição somando 8 pontos em 4 jogos, menos um jogo que todos os outros competidores do Grupo B, que é comandado pela Ucrânia 5 jogos/13 pontos.

Portugal necessita vencer os 4 jogos que lhe faltam para somar 20 pontos, sendo que um desses será contra a Ucrânia que em caso de derrota apenas somará 19. Só o vencedor do grupo tem garantida a passagem automática à fase final.

Sem comentários:

Enviar um comentário