quarta-feira, 4 de setembro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS


RONALDO - Goleador Nº 297

Concretizou 2 golos em 67 participações oficiais com a a camisola do FC Porto, ao longo das 5 temporadas ao seu serviço (1969/70 e 1972/73 a 1975/76).

Ronaldo Brito nasceu no dia 2 de Janeiro de 1948, em Ituaçu, município do Estado da Bahia, no Brasil.

Chegou ao FC Porto no Verão de 1969 para integrar o plantel liderado pelo técnico romeno Elek Schwartz.

Avançado de boa estampa física, Ronaldo não correspondeu ao que dele se esperava, que era naturalmente marcar muitos golos.


A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 24 de Setembro de 1969, no Idraets Park, em Copenhaga (Dinamarca), frente ao Hvidovre, em jogo da 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Cidades Com Feira (hoje Liga Europa), com vitória portista por 2-1. Ronaldo foi o ponta-de-lança eleito para fazer dupla com Custódio Pinto, mas foi um jovem médio da formação (Hélder Ernesto) a marcar os dois golos. Aliás, o avançado brasileiro foi até rendido aos 61 minutos por Séninho.

Nessa temporada de estreia (1969/70), Ronaldo não foi muito utilizado. Apenas colaborou em 11 jogos (ver mapa abaixo).

A sua estreia a marcar foi no dia 15 de Fevereiro de 1970, no Campo Abel Figueiredo, em Santo Tirso, em jogo dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal, frente ao Tirsense, clube que militava na II Divisão nacional e que terminou com um surpreendente empate a duas bolas. Ronaldo foi o autor dos dois golos portistas, aos 31 e 34 minutos.

Foram os únicos alcançados enquanto jogador do FC Porto.

Essa primeira época foi bastante trágica para o Clube, terminando o Campeonato nacional na pior classificação de sempre (9ª lugar), com mais derrotas do que vitórias, com mais golos sofridos do que marcados e eliminado da Taça de Portugal à primeira, pelo Tirsense da II Divisão. O treinador romeno foi dispensado em Fevereiro de 1970, substituído, provisoriamente por Vieirinha e posteriormente pelo escocês Tommy Docherty, mas o período negativo não se alterou.

Ronaldo acabou vítima desse «desastre» não sendo um dos escolhidos para fazer parte do plantel na temporada seguinte, sob a orientação de António Teixeira. Foi então cedido por empréstimo ao Boavista.

De regresso ao FC Porto(1972/73), agora comandado tecnicamente pelo chileno Fernando Riera, Ronaldo voltou a não ser muito solicitado. Jogou apenas as 4 últimas jornadas do campeonato) e já na sua nova posição de defesa central, lugar que lhe viria a garantir uma utilização muito mais regular, nas temporadas seguintes.

A sua melhor época foi a de 1973/74, sob o comando técnico do húngaro Bela Guttmann, realizando um total de 31 jogos dos 34 possíveis, em bom plano.

Quando parecia ter finalmente conquistado o seu lugar, uma grave lesão afastou-o durante toda a época de 1974/75.

Recuperado da lesão o brasileiro fez a época possível, sem no entanto conseguir a regularidade que ambicionara.

Segue-se uma imagem a ilustrar uma dessa titularidades:



O final dessa temporada ditou o terminus da sua ligação ao FC Porto, rumando ao Braga onde jogou as 4 épocas seguintes.


Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário