HERNÂNI FORTES - Goleador Nº 247
Apontou até à data, 4 golos em 32 participações oficiais, com a camisola da equipa principal do FC Porto, ao longo de cerca de 3 temporadas ao seu serviço (2014/15 e 2017/18 a 2018/19).
Com o golo obtido frente ao Chaves, Hernâni ultrapassa, para além de 24 atletas com 3 golos, os já apresentados nesta rubrica, Atraca, Eleutério, Diógenes, Guilhar, Octaviano e Flávio Laranjeira, também eles com 3 golos.
Com o golo obtido frente ao Chaves, Hernâni ultrapassa, para além de 24 atletas com 3 golos, os já apresentados nesta rubrica, Atraca, Eleutério, Diógenes, Guilhar, Octaviano e Flávio Laranjeira, também eles com 3 golos.
Hernâni Jorge Santos Fortes, nasceu no dia 20 de Agosto de 1991, em Lisboa. Deu os seus primeiros passos como futebolista nas escolas de formação do Cova da Piedade, na temporada de 2002/03, sendo posteriormente dispensado ao Atlético para realizar o último ano nos júniores A (Sub-19), saltando esporadicamente para a equipa sénior.
Depois de emprestado ao Mirandela (2011/12), Hernâni afirmou-se definitivamente na Tapadinha, onde depressa se cotou como uma das referências da equipa, pela sua velocidade e habilidade a jogar com os dois pés. Fortíssimo no um-para-um e com capacidade técnica de finalização acima da média, são os predicados que fazem dele uma das grandes promessas do futebol português.
Foi sem grande surpresa que o Vitória de Guimarães se tivesse interessado na sua contratação, que aconteceu na temporada de 2012/13, tendo começado a evoluir na equipa B, durante uma época e meia. Apontou 9 golos e conquistou de vez um lugar na formação principal em 2014/15.
Chegou ao FC Porto na janela de transferências de Inverno da temporada de 2014/15, considerado como um diamante em bruto, pronto para ser lapidado, na fábrica de talentos do Dragão.
A sua estreia oficial de azul e branco aconteceu no dia 13 de Fevereiro de 2015, no Estádio do Dragão, curiosamente frente à sua anterior equipa, o Vitória de Guimarães, em jogo da 21ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS 2014/15), com triunfo portista por 1-0. Foi uma estreia simbólica já que Hernâni só saiu do banco aos 87 minutos.
Mas a sua estreia a titular aconteceria no jogo seguinte, mais precisamente no dia 23 de Fevereiro de 2015, no estádio do Bessa, frente ao Boavista, em jogo da jornada 22 do campeonato, com vitória portista, por 2-0. É desse jogo a imagem da equipa titular que se segue:
Até ao final dessa temporada, participou em mais 8 jogos (2 como titular e apenas 1 a tempo inteiro), apontando dois golos.
O primeiro foi no dia 11 de Abril de 2015, no estádio dos Arcos, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, em jogo da 28ª jornada do campeonato nacional, com vitória portista por 3-1. Hernâni começou a partida no banco e foi chamado ao jogo a partir do minuto 63. Aproveitando uma jogada de contra ataque, apareceu na cara do guarda-redes e apontou o terceiro do FC Porto aos 83 minutos.
Não demoraria muito a obter o seu segundo golo com a camisola do FC Porto. Sete dias depois, no Dragão frente à Académica de Coimbra, em jogo da 29ª jornada do campeonato nacional, Hernâni daria a vitória ao marcar no minuto 12, o único golo portista, no tal jogo em que jogou o tempo todo.
Após meia época no Dragão, Julen Lopetegui decidiu não contar com ele para a época seguinte e o FC Porto optou por emprestá-lo ao Olympiacos da Grécia (26 jogos e 8 golos).
Nuno Espírito Santo, treinador eleito para liderar na época de 2016/17, também não viu nele as qualidades que lhe interessavam, voltando a ser emprestado, desta vez ao Vitória de Guimarães, num regresso bem sucedido (35 jogos e 15 golos).
Já em 2017/18, o novo técnico Sérgio Conceição, recuperou alguns dos jogadores emprestados e Hernâni foi um dos eleitos.
É verdade que tem tido dificuldades para se impor, talvez porque ainda sinta muito o peso de jogar num grande clube, mas as qualidades estão lá e mais tarde ou mais cedo, quando o atleta se equilibrar psicologicamente, acabará por mostrar a razão da confiança do seu treinador.
Nessa temporada participou em 18 jogos (5 como titular e apenas 1 a tempo inteiro).
Marcou mais um golo, no dia 13 de Outubro de 2017, no estádio do Restelo, Lisboa, casa emprestada ao Lusitano de Évora, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com goleada portista, por 6-0. Hernâni apontou o último golo portista, aos 90 minutos.
No inicio desta temporada (2018/19), Hernâni apareceu no banco em 5 das 6 partidas já realizadas, tendo participado em 3. Parece repetir-se a mesma dificuldade em libertar-se.
Foi chamado aos 72 minutos, no jogo da Taça da Liga contra o Chaves, tendo marcado um belo golo, que levou o seu treinador a exclamar "O Hernâni às vezes faz destas coisas".
Foi chamado aos 72 minutos, no jogo da Taça da Liga contra o Chaves, tendo marcado um belo golo, que levou o seu treinador a exclamar "O Hernâni às vezes faz destas coisas".
Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (2017/18)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2017/18)
Fontes: Arquivo do Blogue; ZeroaZero.pt e Site oficial do FC Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário