quarta-feira, 29 de agosto de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













DIÓGENES - Goleador Nº 250

Facturou 3 golos em 8 jogos, com a camisola do FC Porto, durante a época de 1948/49, única ao seu serviço.

Diógenes António Assis Boavida, nasceu no dia 23 de Junho de 1927, em Luanda, Angola, na altura ainda colónia ultramarina portuguesa.

Tal como seu irmão Américo Boavida, que tinha alinhado no FC Porto nas temporadas de 1945/46 e 1946/47, veio para o Continente para estudar advocacia, aproveitando esse tempo para prosseguir a sua actividade desportiva, que começara na sua terra natal.

Avançado de raiz, não teve no entanto grandes oportunidades para se mostrar.

























A sua estreia oficial aconteceu no dia 23 de Janeiro de 1949, no Campo das Salésias, em Lisboa, frente ao Belenenses, em jogo da 18ª jornada do Campeonato nacional, com derrota por 3-1.

O técnico argentino Alejandro Scopelli, percebia que o seu principal foco era os estudos, e por isso só esporadicamente lhe dava a titularidade. Ainda assim, na jornada seguinte voltou a apostar nele, na vitória por 4-3 frente ao Benfica.

O seu primeiro golo foi obtido no dia 27 de Março de 1949, no Campo da Constituição, frente ao Atlético, na 24ª jornada do Campeonato nacional, na vitória por 3-0. Diógenes seria o autor do último golo da partida, aos 47 minutos.

Repetiria a dose, duas jornadas depois, na última do Campeonato (26ª jornada), também no Campo da Constituição, frente ao Estoril, na vitória por 2-1. Diógenes restabeleceu a igualdade (1-1), aos 67 minutos e golo do triunfo surgiria aos 85 minutos, por Sanfins.

Para fechar o pecúlio, de azul e branco vestido, Diógenes marcaria o último golo da equipa portista, na goleada de 4-1, frente ao Vitória de Guimarães, efectuado no dia 24 de Abril de 1949, no Campo da Amorosa, em jogo da 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

A única foto que consegui arranjar foi a de uma digressão do FC Porto, pelas terras angolanas, efectuada entre Julho e Agosto de 1949:





























Diógenes Boavida prosseguiu os seus estudos na Universidade de Coimbra, pelo que se transferiu para a Académica, ao abrigo de uma lei especial para estudantes, onde jogou durante 3 temporadas, até concluir o curso de Advogado.

Regressou a Angola, destacando-se como um dos mais activistas políticos na luta pela independência, chegando mesmo a ocupar a pasta da Justiça, em governos angolanos, após a descolonização. Faleceu em Lisboa, vítima de doença prolongada, com 84 anos.

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário