CARLOS PEREIRA - Goleador Nº 162
Apontou 8 golos em 154 jogos realizados com a camisola do FC Porto, no que diz respeito a encontros oficiais e de carácter nacional (os regionais não contam para esta estatística), ao longo das oito temporadas ao seu serviço (1933/34 a 1940/41).
Nesse período de Dragão ao peito, foi por 7 vezes campeão Regional, tendo disputado 66 jogos e apontado 6 golos.
Carlos de Jesus Pereira, nasceu no dia 3 de Setembro de 1910, no Funchal. Terá iniciado a sua carreira no Marítimo, tendo chegado ao FC Porto em 1933, depois de ter sido observado num jogo contra o Sporting, em que o médio se exibiu a grande nível.
Antes porém, passou pelo Boavista numa altura em que o seu conterrâneo e amigo Artur de Sousa (Pinga) era jogador do FC Porto.
Futebolista de óptimas qualidades técnicas e pulmão inesgotável, encheu os campos nacionais quer como defesa quer como médio, lugar em que acabaria por assentar definitivamente, de forma competente e autoritária. Houve quem lhe chamasse, primeiro o «patrão» da defesa e mais tarde o «chefe de orquestra», pela qualidade que emprestava ao seu futebol.
Enérgico mas de invulgar sangue frio, foi um capitão de eleição e um distribuidor de jogo de excelência, reconhecido pelos seleccionadores nacionais que o elegeram por 13 vezes (ver aqui).
A sua estreia oficial de Dragão ao peito, aconteceu no dia 19 de Novembro de 1933, no Campo da Constituição, frente ao Leixões, em jogo da 2ª jornada do Campeonato Regional do Porto, com empate a dois golos. Em provas de âmbito nacional, a sua estreia aconteceu no dia 20 de Janeiro de 1935, no Campo das Salésias, Lisboa, frente ao Belenenses, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional (I Liga), com mais um empate, desta vez a 1 golo.
A foto que se segue é a da equipa vencedora do Campeonato de Portugal de 1936/37, onde Carlos Pereira era figura de destaque.
Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):
3 Campeonatos Nacionais (1934/35, 1938/39 e 1939/40)
1 Campeonato de Portugal (1936/37)
Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar
Grande madeirense portista. Bela homenagem.
ResponderEliminar