Fernando Nelson - 90º internacional: Conta com 10 presenças na equipa principal da Selecção nacional (5 pelo Sporting, 2 pelo Aston Villa e 3 pelo FC Porto). A sua estreia na equipa das quinas, aconteceu em 3 de Junho de 1996, então ainda atleta do Sporting. Como representante do FC Porto, fez o seu primeiro jogo em 16 de Agosto de 2000, num jogo amigável entre Portugal e Lituânia, disputado em Viseu, com goleada portuguesa por 5 a 1.
Natural da cidade do Porto, foi nas escolas de formação do FC Porto que começou a dar os primeiros toques na bola. Ingressou mais tarde no CS Salgueiros, como júnior e foi nesta colectividade portuense que enveredou pelo profissionalismo.
Defesa-direito de bom porte atlético, sentido táctico e posicional, rápido a atacar pelo seu flanco e com boa capacidade de recuperação, fazendo o vai-vem na ala com relativa facilidade, Nelson cedo passou a ser um dos clientes habituais das selecções, nos diferentes escalões. Um dos momentos mais altos da sua carreira foi a conquista do Campeonato do Mundo/1991, pelos Sub/20, alcançado por Portugal, na fase final disputada em Lisboa. A sua prestação neste certame valeu-lhe a mudança para Alvalade, para representar o Sporting, clube que defendeu até à temporada de 1995/96.
Em Alvalade foi-se afirmando ano após ano, tornando-se titular indiscutível, vencendo uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Em Alvalade foi-se afirmando ano após ano, tornando-se titular indiscutível, vencendo uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Antes de regressar ao FC Porto, em 1998/99, Fernando Nelson teve uma curta incursão (duas épocas) pelo futebol inglês, ao serviço do Aston Villa.
De Dragão ao peito fez a sua primeira época de forma regular, tendo sido chamado à Selecção principal, mas o seu fulgor foi-se perdendo até ser cedido definitivamente ao V. Setúbal, na época de 2002/03.
Foi Campeão nacional, pelo FC Porto, no ano do «Penta» 1998/99 e venceu a Taça de Portugal de 1999/00.
(Continua)Fontes: European Futebol.info; International Matches 2000/01.
Sem comentários:
Enviar um comentário