domingo, 7 de maio de 2023

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

As meias-finais da Taça de Portugal ficaram marcadas por mais uma vitória muito difícil do FC Porto, num jogo em que os azuis e brancos tiveram de recuperar por duas vezes, acabando por garantir in extremis a passagem à final do Jamor.

Galeno, Otávio e Evanilson deram corpo à suada vitória portista.

Estava a decorrer o minuto 27 quando Uribe apareceu na área a rematar, mas a ser carregado com um pontapé na zona abdominal. O árbitro Manuel Mota preparava-se para deixar passar em claro a falta, mas alertado pelo VAR foi visionar o lance, decidindo então assinalar o castigo máximo.

Wenderson Galeno assumiu a cobrança e com um remate forte e colocado não deu quaisquer hipóteses ao guardião contrário, restabelecendo a igualdade no marcador e simultaneamente a vantagem na eliminatória.


Décimo quinto golo de Galeno, nesta temporada (8 no campeonato nacional, 3 na taça de Portugal, 2 na taça da liga e 2 na liga dos campeões), com um acumulado de 17 golos pela equipa principal do FC Porto. Subiu ao 126º lugar, na companhia de Ângelo Silva (1936/37 e 1937/38 - 11 jogos), Bruno Alves (2005/06 a 2009/10 - 174 jogos) e Rolando (2008/09 a 2012/13 - 175 jogos).






























Perante um adversário aguerrido e personalizado, os Dragões tiveram de voltar a correr atrás do prejuízo para restabelecer novo empate que surgiu já em tempo de descontos do prolongamento, mais precisamente aos 121 minutos. Lançamento lateral de Matheus Uribe, corte de cabeça de Mihaj para a entrada da área onde surgiu Otávio a encher o pé e rematar uma bomba plena de força e colocação, num golo de fazer levantar todo o estádio. 


Otávio é por norma um médio com pouco golo e esta temporada leva apenas 5 da sua autoria (4 no campeonato nacional e 1 na taça de Portugal). O seu acumulado acusa agora 29 golos, colocando-se de forma isolada na 85ª posição deste ranking.




















A machada final foi perpetrada por Evanilson aos 124 minutos, exactamente no último minuto dos descontos assinalados no quadro respectivo e mostrados a todo o Mundo.

Novo lançamento lateral, desta vez na direcção de Taremi, que recebeu, conduziu o esfério até bem perto da área, driblou um adversário e colocou para a entrada rápida de Evanilson. O brasileiro fez uma recepção orientada adiantando a bola de forma a rematar na passada, surpreendendo o guardião Luiz Júnior, garantindo mais uma vitória do FC Porto (3-2).


Nono golo de Evanilson na temporada (1 na supertaça C.O., 6 no campeonato nacional, 1 na taça de Portugal e 1 na liga dos campeões). Soma agora 34 golos de Dragão ao peito e sobe ao 75º lugar, na companhia de Fernando Perdigão (1952/53 a 1962/63 - 128 jogos) e Ernesto Farías (2007/08 a 2009/10 - 83 jogos).




















Sem comentários:

Enviar um comentário