quinta-feira, 28 de setembro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 202













MOUSSA MAREGA - Goleador Nº 202

Apontou até agora, 6 golos com a camisola do FC Porto, em apenas 16 participações oficiais, ao longo de um pouco mais de meia época (desde Janeiro a Junho de 2016 e de Agosto até este momento). Número que o faz ultrapassar de uma assentada os últimos oito atletas aqui elencados (Vianinha, Faria, Malagueta, Eduardo Gomes, Adelino Teixeira, Vinha, Yuran e Barroso), bem como mais nove que se vão seguir, com 5 golos marcados e que se encontravam à sua frente, ascendendo à posição enunciada.

Moussa Marega nasceu no dia 14 de Abril de 1991, em Les Ulis, comuna francesa situada no departamento de Essone, a cerca de 20 km a Sul de Paris, França.

Foi nas divisões inferiores do futebol francês que deu os primeiros passos na sua carreira de futebolista, primeiro no Le Poiré-sur-Vie (2011/12 a 2012/13), depois no Amiens (2013/14), antes de se mudar para a Tunísia, para representar o emblemático Ésperance Tunis (2014/15). Um problema burocrático impediu-o de realizar qualquer jogo oficial, mudando-se a meio dessa época para a Ilha da Madeira, defendendo o emblema do Marítimo, começando desde logo a despertar a cobiça dos «grandes» de Portugal.

Velocidade, potência física e entrega ao jogo fora do comum, foram as características que mais captaram a atenção dos interessados, mas foi o FC Porto o seu destino, em Janeiro de 2016, na abertura da janela de transferências de Inverno.

























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 3 de Fevereiro de 2016, no estádio cidade de Barcelos, frente ao Gil Vicente, em jogo da 1º mão  das meias-finais da Taça de Portugal com vitória portista, por 3-0. É desse jogo a imagem abaixo, que documenta a sua titularidade:
























O seu primeiro golo (único nessa temporada com a camisola do FC Porto) foi também  contra o mesmo clube, no jogo da 2ª mão, realizado no Dragão, com nova vitória portista, por 2-0. Marega apontou o 2º golo aos 80 minutos, tendo sido igualmente titular a tempo inteiro.

Nesta primeira passagem pelo Dragão, Marega não foi muito feliz. Chegou numa altura em que tinha havido já mudança de treinador (saída de Lopetegui que o tinha recomendado e entrada de Peseiro) e o ambiente não era o melhor.

Começou tímido, sem grande confiança, acusando o peso da camisola. Não terá tido o apoio psicológico que necessitava e as suas exibições desinspiradas acabaram por redondar em fracasso.

Foi pois sem surpresa que Marega ficou de fora das opções do novo técnico, Nuno E. Santo, seguindo para Guimarães na situação de emprestado, durante a temporada 2016/17.

No Vitória o avançado readquiriu a confiança e as suas qualidades vieram de novo à tona, reencontrando o caminho dos golos (14 em 31 jogos), destacando-se assim na equipa da cidade berço, que lhe garantiu o bilhete de regresso para o F.C. Porto de Sérgio Conceição.

De novo integrado no plantel azul e branco, Marega começou por ser opção secundária a Aboubakar e Soares, mas acabou beneficiando da lesão do brasileiro, logo na 1ª jornada, frente ao Estoril, agarrando com unhas e dentes a oportunidade, marcando dois golos, nos 45 minutos em que foi utilizado.

Desde então tem sido o preferido, mesmo depois da recuperação de Soares, e tem deslumbrando tudo e todos, com a sua capacidade física, entrega ao jogo, capacidade para marcar e assistir os seus companheiros. Neste momento é um jogador fulcral na manobra da equipa, assim continue.










Apesar de ter nascido em França, Marega optou por representar a selecção do Mali, por quem já alinhou, até agora, por 14 ocasiões, mas isso será tema para outra rubrica a seu tempo.

Fontes: Site oficial do FC Porto, ZeroZero.pt e arquivo do blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário