terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 181













JUAN QUINTERO - Goleador Nº 181

Apontou 7 golos em 64 participações com a camisola do FC Porto, na equipa principal, durante as duas temporadas em que fez parte do plantel (2013/14 e 2014/15).

Juan Fernando Quintero Paniagua, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1993 em Medelin, Colômbia.

Dado tratar-se de um jogador internacional, enquanto jogador do FC Porto, a sua carreira desportiva foi já abordada neste blogue, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado em 23 de Julho de 2014, onde se encontram as principais incidências, até então e que poderão ser recordadas clicando aqui.

Por esse motivo procurarei complementar com informações mais actualizadas.

























Quintero estreou-se oficialmente, de Dragão ao peito, no dia 10 de Agosto de 2013, no Estádio Municipal de Aveiro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira, com vitória portista, por 3-0. O jovem médio colombiano foi chamado ao jogo, para substituir Defour, aos 76 minutos, já os azuis e brancos tinham marcado os seus três golos.

O seu primeiro golo, ao serviço do FC Porto, foi obtido oito dias mais tarde, no Estádio do Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal, em jogo da 1ª jornada da Liga Zon Sagres. Quintero saiu do banco, aos 59 minutos para render Defour e marcou no minuto seguinte, o terceiro golo da equipa, fechando a contagem do resultado que se cifrou numa vitória por 3-1.

Já a sua estreia como titular aconteceria em 14 de Setembro, no 5º jogo da temporada, mais precisamente na 4ª jornada da Liga Zon Sagres, no Estádio do Dragão, frente ao Gil Vicente, com vitória portista por 2-0. Quintero esteve em campo 77 minutos, dando o seu lugar a Ricardo Pereira. É deste jogo a imagem da equipa, que se segue.
























Quintero sempre se mostrou bastante promissor mas demasiado imaturo e com algumas deficiências na reacção à perda da bola. O técnico Paulo Fonseca tentou insistir com ele, utilizando-o regularmente como suplente utilizado, mas o médio colombiano nunca conseguiu convencer.

Na sua segunda temporada, com Julen Lopetegui as coisa não foram diferentes.

Fez menos jogos (34/30), mas curiosamente jogou mais minutos (1065/1282). Também marcou menos (4/3).









À terceira época, o técnico espanhol decidiu que o atleta deveria sair para «crescer» e foi emprestado ao Rennes, de França, onde as suas performances se mantiveram aquém das expectativas, Participou em 13 jogos e marcou 1 golo tendo regressado antes de terminar a época, por incompatibilidade com o seu treinador.

Nuno Espírito Santo chamou-o para realizar a pré-época, mas não ficou convencido e acabou emprestado ao Indepiendiente de Medelin, da Colômbia, até Dezembro de 2017. O curioso da questão é que antes de partir, viu o seu vinculo com o FC Porto ser prolongado até 2021.

Em termos de selecção, Quintero tem agora 13 internacionalizações.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Supertaça Cândido de Oliveira (2012/13)

Fontes: Arquivo do Blogue e Zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário