AMAURY - Goleador Nº 164
Apontou 8 golos em 30 jogos com a camisola do FC Porto, durante a época de 1965/66, única em que representou os Dragões.
Amaury da Silva, nasceu no dia 6 de Março de 1942, em Marília no Brasil. Começou a jogar futebol nas camadas jovens dos clubes da sua terra natal, tendo-se fixado, com 17 anos de idade na equipa principal da Associação Atlética São Bento de Marília. As suas boas performances levaram-no até à equipa principal do Guarani FC, de Campinas, dois anos mais tarde, onde assinou o seu primeiro contrato de jogador profissional.
Jogador dotado de boa técnica individual e faro de golo, não tardou a representar a selecção do Brasil e a ser cobiçado por emblemas mais ambiciosos. Foi o Flamengo a ganhar a corrida pelo avançado brasileiro, onde jogou até Junho de 1965.
Chegou a Portugal no mês seguinte, na companhia do treinador Flávio Costa, com destino ao FC Porto.
A sua estreia oficial aconteceu no dia 6 de Outubro de 1965, no Estádio das Antas, frente à equipa francesa do Stade Français, em jogo da 2ª mão, da 1ª eliminatória da Taça Cidades com Feira, com vitória portista, por 1-0.
Foi na altura considerado um dos grandes reforços do FC Porto na década de 60, mas a sua passagem pelo Clube foi efémero, face às qualidades acima da média, evidenciadas durante essa temporada e já há muito apreciadas do outro lado do Atlântico.
Segue-se uma das fotos possíveis em que Amaury foi titular:
Segue-se uma das fotos possíveis em que Amaury foi titular:
A proposta irresistível da equipa brasileira do Santos, levaram-no a regressar ao seu país no final da temporada.
Até ao final da sua carreira que aconteceu em Dezembro de 1972, ainda representou para além do Santos, o VI de Novembro Piracicaba EC, o Bangu AC, o EC Noroeste e finalmente a equipa mexicana do Atlas Gualadajara.
Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Worldfootball.net
Sem comentários:
Enviar um comentário