quarta-feira, 31 de agosto de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 155













JESÚS CORONA - Goleador Nº 155

Hoje regressamos a esta rubrica do ranking dos goleadores portistas, tabela dinâmica cujos lugares se vão alterando de acordo com a evolução dos golos marcados em cada jogo oficial.

É o caso de Jesús Corona, que ao marcar até ao momento mais dois golos, no início desta nova temporada, soma agora 10 concretizações certeiras, subindo automaticamente à posição nº 155, ultrapassando na tabela todos os atletas aqui já apresentados com 9 tentos apontados. O avançado mexicano necessitou participar em 40 jogos oficiais para atingir esta marca.

Jesús Manuel Corona Ruíz, nasceu no dia 6 de Janeiro de 1993, em Hermosillo, México. Fez a sua formação no Monterrey, clube da cidade com o mesmo nome e que fica a 1.500 Km de distância da sua terra natal. Estreou-se na equipa principal muito precocemente, com apenas 17 anos e foi evoluindo rapidamente com o sonho de jogar na Europa.

Tecatito, alcunha por que ficou conhecido no México, apelido que nasceu precisamente no Monterrey, clube patrocinado por uma empresa com o nome CORONA, detentora das cervejas Tecate, que para evitar confusões com o patrocinador, assim o rebaptizaram,  viu o seu sonho ser concretizado na temporada de 2013/14, com a sua ida para a Holanda para representar o FC Twente, onde jogou duas épocas antes de assinar pelo FC Porto.

























Talento, criatividade e habilidade são predicados que não se medem aos palmos quando se fala de Jesús Corona, jogador de pequena estatura (1,64 metros de altura), que o torna leve e veloz e que, aliada à facilidade com que trata a bola por tu e com que vai para cima dos adversários, lhe permite ultrapassá-los como se de magia se tratasse.

Extremo de raiz, Corona gosta de jogar preferencialmente pelo lado direito, embora o lado oposto não lhe seja estranho, até porque o pé esquerdo também tem muito futebol.

Descarado e atrevido, tal e qual se descreveu nas primeiras palavras como reforço do FC Porto, e com uma velocidade de execução quase supersónica, o internacional mexicano é dono duma técnica acima da média e não tem medo de partir para o um-contra-um, sendo um desequilibrador nato.

Tecatito tem como uma das imagens de marca os movimentos diagonais interiores para fazer uso do forte disparo com o pé esquerdo. Também pode jogar no meio, como um dez, o que lhe permite deambular por ambos os corredores, gozar de maior liberdade de movimentos, já que por ser um jogador leve e elástico, goza de uma grande mobilidade. Pode jogar assim entre linhas, ganhar as costas aos adversários e com isso desorganizar as defesas contrárias, para depois tentar o remate ou assistir os seus companheiros.

A sua estreia oficial com a camisola azul e branca e de Dragão ao peito aconteceu no dia 12 de Setembro de 2015, no Estádio Municipal de Arouca, frente ao FC Arouca, em jogo da 4ª jornada da Liga NOS-2015/16, com vitória portista, por 3-1, com os dois primeiros golos portistas a serem da sua lavra. Estreia em grande.

A foto que se segue é o da estreia, precisamente desse jogo.




































Jesús Corona é internacional pela selecção principal do México, somando neste momento 25 internacionalizações e 6 golos apontados, mas disso trataremos mais oportunamente, na respectiva rubrica.

Fontes: Site oficial do FC Porto e arquivo do blogue

Sem comentários:

Enviar um comentário