quinta-feira, 30 de outubro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 78












NORMAN HALL - Goleador Nº 78

Apontou 25 golos com a camisola do FC Porto, em 26 jogos, durante as 11 temporadas em que esteve ao seu serviço (1919/20 a 1930/31).

Poderá parecer estranho que em tantas épocas a fio, este atleta tenha tido um número reduzido de participações, mas a explicação é muito simples. Nessa altura apenas se disputavam duas provas, os Campeonatos Regionais, que determinavam quem tinha lugar na prova nacional, o Campeonato de Portugal, prova precursora da actual Taça de Portugal, disputada por eliminatórias e que teve o seu inicio a partir da temporada de 1921/22.

Norman Hall nasceu no dia 12 de Outubro de 1897, em Inglaterra, fixando-se na cidade do Porto, com os pais, aos oito anos de idade. Terá por isso feito os seus primeiros contactos com a bola de futebol, no clube onde iria construir uma carreira de avançado, tão elegante quanto eficaz e que, com Velez Carneiro, formaria uma dupla de grande classe.

Como acima referi, o comportamento nos Campeonatos Regionais era determinante para o acesso à prova nacional. Ora, Norman Hall, foi também nessa prova, um verdadeiro matador, contribuindo para a consolidação do FC Porto, como potência Regional, apontando 33 golos, em 46 jogos.





















A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto, em provas nacionais, aconteceu no dia 17 de Junho de 1923, em Coimbra, frente ao Sporting, em jogo das meias-finais do Campeonato de Portugal, com derrota portista, por 3-0, que ditou a eliminação da prova, embora a sua inscrição, como atleta do FC Porto, tenha sido realizada muito antes, mais concretamente no dia 20 de Dezembro de 1919, a meio dessa época desportiva (1919/20).

Até lá, participou em jogos particulares, com destaque para o confronto com o Benfica, disputado na Palhavã (Lisboa), no dia 4 de Abril de 1920, que terminou com a vitória portista, por 3-2, constituindo a primeira vitória sobre esse rival. Para além dos particulares, Norman Hall foi-se exibindo em jogos do Campeonato Regional.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
1 Campeonato de Portugal (1924/25)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; FC Porto 100 Anos de História, de Álvaro Magalhães e Manuel Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário