segunda-feira, 24 de junho de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 9












CUSTÓDIO PINTO - Goleador Nº 9

Apontou 103 golos em 333 jogos disputados durante as 10 épocas ao serviço do FC Porto.

Custódio João Pinto nasceu a 9 de Fevereiro de 1942, no Montijo e começou a sua carreira de futebolista no clube local, o CD Montijo.

Ingressou no FC Porto na temporada de 1961/62, com 19 anos de idade para preencher um lugar no meio-campo portista, como armador e distribuidor de jogo, fazendo alarde da sua extraordinária visão de jogo, capacidade de colocação da bola à distância e ainda do seu apurado faro para o golo. Para além disso, possuía excelente dribe em progressão, remate espontâneo com os dois pés e um superior jogo de cabeça.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 29 de Outubro de 1961, na 4ª jornada do Campeonato Nacional, jogada no Estádio das Antas, frente ao SC Salgueiros, com vitória portista por 1-0, sob a orientação técnica do treinador húngaro Gyorgy Orth.






















O «mestre» José Maria Pedroto, atento às suas qualidades, transformou-o num importante ponta-de-lança, tendo então ganho a alcunha de «cabecinha de ouro», pela facilidade e quantidade de golos que fazia de cabeça.

Foi o capitão da equipa azul e branca durante muito tempo e foi nessa condição que ergueu a Taça de Portugal de 1968, no Estádio do Jamor, onde o FC Porto derrotou o V. Setúbal por 2-1, único título nacional da sua carreira.















Vestiu a camisola da Selecção nacional por treze vezes e marcou um golo. Estreou-se contra a Suíça, num jogo amigável em que Portugal perdeu por 3-2 e fez parte da Selecção dos «Magriços», tendo apenas sido utilizado contra a Roménia, precisamente o último jogo da fase de qualificação para a fase final, naquele que constituiu a primeira qualificação de Portugal, para um grande certame internacional, no caso, o Mundial de Futebol de 1966, jogado em Inglaterra, onde Custódio Pinto esteve com a camisola nº 19, mas sem a oportunidade de se estrear.

Ainda participou num Portugal-Grécia, a 4 de Maio de 1969, a contar para o apuramento do Mundial de 1970.

Acabou dispensado pelo Clube no final da época de 1970/71, rumando a Guimarães, onde ainda jogou quatro épocas em bom nível.

Depois de encerrada a sua carreira de futebolista, Pinto serviria ainda o FC Porto como treinador nas camadas jovens.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
1 Taça de Portugal (1967/68)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; Figuras e Factos, deJ. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

1 comentário:

  1. Pinto, como era mais conhecido, foi um dos ídolos da minha infância, um dos que eram referências do futebol Portista. À época da sua dispensa, motivada por diferendo com o treinador da altura, António Teixeira, ficou a convicção que houve injusta desconsideração para quem tanto e tão bem tinha dignificado o clube. Aliás as exibições que teve em Guimarães demonstraram que ele ainda tinha valor para estar então no F C Porto. Felizmente, depois de abandonar a prática do futebol, foi reabilitada sua imagem Portista e praticada ação de justiça com o seu retorno ao F C Porto, tendo sido treinador das camadas jovens e inclusive campeão nacional com a equipa de juniores do F C Porto.

    AP
    Memória Portista
    Longra Histórico-Literária

    ResponderEliminar