segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LIII












Alex Sandro - Internacional E53: Vestiu a camisola da Selecção principal do Brasil em 6 ocasiões (todas ao serviço do FC Porto). A sua estreia aconteceu em 10 de Novembro de 2011, em Libreville, num jogo amigável frente ao Gabão, com vitória brasileira por 2-0.

Antes de chegar à selecção principal canarinha, Alex tinha já percorrido outros escalões, com a selecção do seu país, fazendo parte da equipa que se sagrou campeã do Sudamericano Sub-20, em 2011, que se disputou no Perú, entre 16 de Janeiro e 13 de Fevereiro e também fez parte da equipa que venceu o Mundial Sub-20, que se disputou na Colômbia, entre 29 de Julho e 20 de Agosto do mesmo ano, título conquistado frente à selecção de Portugal que saiu derrotada por 3-2, após prolongamento.

Posteriormente, e já como atleta do FC Porto, fez parte da equipa nacional brasileira olímpica, que conquistou a medalha de prata, perdendo a final contra o México, nos Jogos Olímpicos de Londres/2012, que se disputou entre 26 de Julho e 12 de Agosto de 2012.

Natural de Catanduva, região de São Paulo, Brasil, Alex Sandro começou a sua carreira nas escolas de formação do Atlético Paranaense, onde percorreu todos os escalões até aos Sub-20. Em Janeiro de 2010 foi cedido ao Santos FC, com 19 anos de idade. Neste clube destacou-se, contribuindo  para as conquistas  da Copa do Brasil (2010) e da Taça dos Libertadores (2011).

Referenciado pelo «Scouting» portista, o defesa lateral esquerdo brasileiro, chegou a ser dado como certo no rival Benfica, mas uma vez mais, a destreza negocial de Pinto da Costa e seus pares, conseguiu reverter a situação, tendo conseguido que o atleta assinasse um compromisso válido por cinco temporadas, com uma clausula de rescisão no valor de 50 milhões de euros, de acordo com a nota enviada à CMVM. O custo da operação, de acordo com a mesma nota, cifrou-se pelo montante de 9,6 milhões de euros, com os dragões a garantirem cem por cento  dos direitos desportivos do jogador, ainda antes da fase final do Campeonato do Mundo Sub-20, para o qual Alex se encontrava convocado.

Esquerdino rápido, fisicamente forte, muito evoluído tecnicamente, grande capacidade de drible, bom sentido posicional, inteligente na dinâmica defesa-ataque, boa capacidade de recuperação, ofensivo quanto baste e pendular a defender, Alex Sandro notabiliza-se ainda pela sua versatilidade, podendo desempenhar com eficácia todos os lugares na sua faixa (defesa/médio/extremo).

A estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu a 15 de Outubro de 2011, no Parque de Jogos Pardal Monteiro, frente ao Pêro Pinheiro, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, ganho pelo conjunto portista por uns claros 8-0.

Na época de estreia andou na sombra de Álvaro Pereira, mas a azia do uruguaio aliada à consistência que ia evidenciando, de cada vez que era chamado à equipa , abriram-lhe definitivamente as portas de uma titularidade indiscutível, tornando-se rapidamente numa das mais cintilantes estrelas do firmamento azul e branco.

Enquanto jogador do FC Porto,  Alex Sandro participou até ao presente momento (jogo de ontem incluído) em 34 jogos, concretizando 2 golos, conforme quadro estatístico que se segue:








Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato Nacional (2011/12)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2011/12)





























(Continua)
Fontes: Worldfootball.com; Transfermarkt.co.uk e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário