segunda-feira, 11 de junho de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XIX


NOTA PRÉVIA - Conforme referi no inicio desta rubrica, a inexistência de uma fonte fidedigna, no que se refere à carreira nas Selecções nacionais, dos jogadores nativos de fora da Europa, com especial incidência nos africanos, não me permitiu reconstituir toda a carreira do atleta, hoje em apreço. Tal como procedi em relação a Rabah Madjer, apresento o quadro possível, relativamente às suas participações na sua selecção principal,  enquanto jogador do FC Porto, que podendo pecar por defeito, são no entanto oficiais,  de acordo com os sites da FIFA, Worlfooteball.net e ainda Arquivo de Futebol brasileiro.

Youssef Chipo - Internacional E19 - As diversas fontes consultadas não são unânimes quanto ao número total de internacionalizações deste médio marroquino, variando de 35 a 80 internacionalizações(!?). Também não foi possível apurar a data de estreia na sua selecção principal.

Enquanto jogador do FC Porto terá realizado oito jogos com a camisola de Marrocos, com estreia provável em 9 de Outubro de 1997, num jogo amigável disputado em Belém, frente ao Brasil com derrota marroquina por 2-0.

Natural de Bejaad, Marrocos, fez toda a sua formação no KAK Kenitra, onde percorreu todos os escalões até chegar à equipa principal, em 1991 apenas com 18 anos, onde se fixou até1995/96. Emigrou de seguida para a Arábia Saudita para jogar no Al Hilal Riyhad. Na época de 1996/97 foi jogar para o Qatar, ao serviço do Al Wakra, onde foi bicampeão nacional.

Referenciado como médio centro de grande qualidade defensiva, mas também de incorporação fácil na manobra ofensiva, acabou por ser uma das maiores surpresas da festa de apresentação do plantel do FC Porto para a época de 1997/98.

De pose elegante, rapidez de movimentos, graciosidade nos gestos e simplicidade nos métodos, este internacional marroquino, ao longo de duas temporadas, revelou-se um jogador pouco influente, tendo participado em 40 jogos, com estreia em 29 de Agosto de 1997, no Estádio das Antas, frente ao Belenenses, jogo da 2ª jornada do Campeonato nacional.

Prosseguiu a sua carreira em Inglaterra ao serviço do Coventry City, clube onde alinhou até 2003, tendo regressado posteriormente ao Qatar, para representar primeiro o Al-Saad e depois o Al-Wakrah. Três temporadas depois voltou a Marrocos e ao Kenitra, onde jogou mais uma temporada.

Já em curva descendente da sua carreira, Chippo ainda tentou em 2007 voltar à Europa, por duas ocasiões. No entanto, as suas experiências no Hibernian, da Escócia e no Hammarby, da Suécia terminaram com esses clubes a abdicarem da sua aquisição. Após estes fracassos retirou-se definitivamente do futebol.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 2 Campeonatos Nacionais (1997/98 e 1998/99) e 1 Supertaça Cândido de Oliveira (1998/99)
(Continua)


Fontes: FIFA.com; Worldfootball.net; Arquivo da Selecção brasileira; Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário