quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CONSOLIDAR O PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO


De volta à Uefa Liga Europa, o FC Porto vai revisitar, amanhã, o estádio onde foi consagrado Campeão Europeu, nessa noite inolvidável de 27 de Maio de 1987. Precisamente o Estádio do Prater, em Viena de Áustria, actualmente rebatizado como Ernst Happel.


A propósito, a SAD portista convidou todos os elementos que integraram a equipa dos Dragões que há 23 anos inscreveram a letras de ouro o nome do FC Porto, na prova rainha da Europa.

Com 32 títulos no currículo, o Rapid de Viena é o clube austríaco com melhor historial. Treinado pelo antigo internacional Peter Pacult, terminou a última edição da Liga na terceira posição, atrás do Salzburgo e dos rivais do Áustria de Viena. O acesso à fase de grupos da Uefa Liga Europa, foi garantido com duas eliminações fáceis (os lituanos do Suduva e os búlgaros do Beroe) e com uma proeza, a eliminação do Aston Villa, com empate (1-1) e Viena e sensacional vitória (3-2) em Birmingham, conseguida nos minutos finais.


Num plantel sem grandes destaques individuais, o croata Jelovic é o goleador habitual, enquanto o veterano Hedl é o dono da baliza. O alemão Hoffmann é o patrão do meio-campo. Em termos nacionais, a equipa não começou bem o seu campeonato. Nas dezassete jornadas cumpridas, o Rapid conta já com cinco derrotas e cinco empates, ocupando a quinta posição, com 26 pontos, a oito do líder SV Ried.

Na Liga Europa, os austríacos lutam ainda por uma mais que longínqua hipótese de se classificarem, enquanto o FC Porto tem já garantida a próxima fase, lutando agora pela consolidação da liderança.

O Rapid joga habitualmente no estádio Gerhard Hanappi, com capacidade para 18.500 espectadores, mas em partidas internacionais de maior dimensão utiliza o Ernst Happel.

Os Dragões estão a passar por um momento menos brilhante, a que não será alheia a onda de lesões que atingiu o plantel (Álvaro Pereira, Fernando e Silvestre Varela), bem como a gestão que o treinador entendeu empreender, face ao acumular de jogos.


André Villas-Boas promoveu quatro regressos à lista dos convocados: Sereno, Castro, Ukra e Walter. Maicon, Cristian Rodríguez e Emídio Rafael, ficaram de fora.

Lista dos convocados:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Sapunaru, Fucile, Rolando, Otamendi e Sereno;
Médios: Fernando, João Moutinho, Belluschi, Guarín, Castro e Rúben Micael;
Avançados: Hulk, Falcao, Walter, Silvestre Varela, James Rodríguez e Ukra

EQUIPA PROVÁVEL

Competição: Liga Europa - 5ª Jornada - Grupo L
Palco: Estádio Ernst Happel - Viena (Áustria)
Data e hora: 02 de Dezembro de 2010 às 18:00 h
Árbitro: Aleksandar Stavrev - Macedónia
Transmissão: SportTv1

3 comentários:

  1. E honrar a história, acrescento eu se não te importas.
    Ai Pratter, Prater - agora Ernst Happel -, tantas recordações de uma noite gloriosa...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vou estar atento, filado no lugar de bancada onde Juary, à minha frente, festejou o segundo.

    Antes, com o "milagre" de Rabath Madjer, tinha ido ao céu e dei graças a Alá por me ter deixado descer a tempo de viver um sonho que se fez realidade.

    Foi em Viena a 27.O5.1987, no Estádio do Prater.

    Os adeptos do Futebol Clube do Porto, MERECIAM.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Espera-se hoje um FC Porto com ambição para vencer e conquistar o 1º. lugar do grupo.

    Vai ser um jogo complicado, devido às condições climatéricas.
    Mas nada é desculpa, para não vencermos os austriacos. Somos superiores e temos obrigação de vencer.

    É com imensa alegria que revejo reunidos no Prater os heróis de Viena.
    Os nossos Campeões estão lá, e a nossa equipa deve vencer para lhes dedicar esta vitória.

    Nota para a segunda não convocação de Walter. Espero que não seja pelos conhecidos problemas disciplinares que geralmente provoca, pois necessitamos dele. Trata-se de um jovem de grande potencial que apenas necessita "ter juízo".

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar